Após a compra do Twitter por Elon Musk, fica a dúvida se é ele quem comanda a rede social ou tem outra pessoa encarregada da atribuição de CEO e reger regras e normas na plataforma, que compleou 18 anos no último mês. Respondendo a pergunta:

A CEO do Twitter é Linda Yaccarino, tomou posse em 5 de junho de 2023 e não Elon Musk. Ela chegou prometendo mudanças significativas na forma como a plataforma equilibra a liberdade de expressão e as expectativas dos anunciantes.

Quem é Linda Yaccarino?

Linda Yaccarino, CEO do Twitter
Linda Yaccarino, CEO do Twitter

Formada em Artes Liberais e Telecomunicações pela Universidade Estadual da Pensilvânia em 1985, Yaccarino não é uma novata no mundo do marketing e da publicidade. Yaccarino passou quase duas décadas (1992-2011) como vice-presidente e diretora de Operações de Vendas, Marketing e Aquisições no grupo Turner, antes de se juntar ao conglomerado NBCUniversal.

A trajetória de Yaccarino sugere compreensão do mercado publicitário. Entretanto, a liderança do Twitter apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à liberdade de expressão versus as demandas dos anunciantes.

Durante uma conversa pública, Yaccarino questionou Musk sobre o papel dos anunciantes na plataforma. A resposta de Musk enfatizou um compromisso inabalável com a liberdade de expressão, mesmo à custa da receita publicitária. Essa interação evidencia os desafios que Yaccarino enfrentará ao buscar um equilíbrio entre manter a plataforma aberta e satisfazer as necessidades dos anunciantes.

Quem já foi CEO do Twitter?

Desde sua criação, o Twitter viu várias lideranças no cargo de CEO, cada uma trazendo suas próprias visões e desafios para a plataforma. Aqui está uma linha do tempo dos CEOs do Twitter:

  1. Jack Dorsey (Março 2006 - Outubro 2008): Co-fundador do Twitter, Dorsey foi o primeiro CEO, estabelecendo as bases da plataforma.
  2. Evan Williams (Outubro 2008 - Outubro 2010): Outro co-fundador, Williams assumiu o comando para focar na melhoria da estabilidade e no crescimento do Twitter.
  3. Dick Costolo (Outubro 2010 - Junho 2015): Costolo liderou o Twitter durante sua oferta pública inicial (IPO) e trabalhou na monetização da plataforma.
  4. Jack Dorsey (Outubro 2015 - Novembro 2021): Dorsey retornou ao cargo de CEO, concentrando-se em reformular a estratégia do produto e enfrentar desafios operacionais.
  5. Parag Agrawal (Novembro 2021 - Outubro 2022): Agrawal, anteriormente CTO, focou em avanços técnicos e na evolução das políticas de moderação de conteúdo.
  6. Elon Musk (Outubro 2022 - Junho 2023): Musk, empresário e CEO da Tesla e SpaceX, adquiriu o Twitter, trazendo mudanças significativas em políticas e gestão.
  7. Linda Yaccarino (Junho 2023 - Presente): Yaccarino, com um fundo robusto em marketing e publicidade, assumiu como a atual CEO, prometendo equilibrar a liberdade de expressão com as expectativas dos anunciantes.