Além do novo Snapdragon 8 Elite Gen 5 para os próximos celulares premium de 2025 e 2026, a Qualcomm acaba de oficializar também a família Snapdragon X2 Elite, nova geração de processadores para notebooks e PCs com Windows on Arm. Durante a apresentação, a empresa não deixou de falar do avanço importante em relação ao X Elite original, trazendo ganhos de desempenho, maior eficiência energética e recursos de IA.

Qual a potência da nova linha Snapdragon X2 Elite?

Assim como já acontece com os celulares equipados com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, os novos chips X2 Elite utilizam a 3ª geração dos núcleos Oryon. Desta vez, a fabricante adicionou também uma versão inédita chamada Oryon Prime, capaz de atingir até 5,0 GHz em boost em dois núcleos, algo inédito em soluções baseadas em Arm. Isso só foi possível graças à litografia avançada de 3 nm (N3P) da TSMC.

Qqualcomm promete até 75% mais desempenho no novo X2 Elite. Imagem: Reprodução
Qqualcomm promete até 75% mais desempenho no novo X2 Elite. Imagem: Reprodução

Entre as novidades mais aguardadas, está a chegada do Snapdragon X2 Elite Extreme, que vai oferecer até 18 núcleos em uma configuração de 12 Oryon Prime + 6 Oryon, além de 53 MB de cache total. O salto é significativo se comparado com o X Elite da geração passada.

Segundo a Qualcomm, essa versão Extreme pode ser até 75% mais rápida que concorrentes no mesmo consumo de energia, embora a empresa não tenha revelado quais chips rivais foram usados como base nessa comparação. Já o modelo X2 Elite convencional deve entregar até 31% mais performance, ou manter o mesmo nível de potência consumindo 43% menos energia.

GPU renovada e NPU quase duas vezes mais poderosa

A GPU também recebeu atenção especial. Agora, a Qualcomm promete uma eficiência 2,3 vezes maior por Watt, o que vai permitir rodar games e aplicações gráficas mais pesadas sem sacrificar a autonomia.

Plataformas Snapdragon X2 Elite. Imagem: Reprodução
Plataformas Snapdragon X2 Elite. Imagem: Reprodução

Na parte de IA, a nova NPU atinge 80 TOPS em INT8, um aumento de 78% frente aos 45 TOPS da geração anterior. Isso coloca os novos chips à frente de soluções rivais, como a AMD XDNA 2 (50 TOPS). Na prática, os PCs vão conseguir executar modelos de linguagem mais complexos e rodarem múltiplos recursos de IA ao mesmo tempo, algo que poder ser muito útil para quem usa o Copilot Plus da Microsoft.

Recursos para profissionais e conectividade de ponta

Pensando no público corporativo, a Qualcomm estreia também o Snapdragon Guardian, conjunto de ferramentas que lembra o Intel vPro e o AMD PRO. Com esse sistema é possível realizar todo o gerenciamento de maneira remota, o que inclui localização, bloqueio e até restauração de fábrica dos computadores conectados.

Na parte de conectividade, os novos chips trazem o modem Qualcomm X75, compatível com 5G-Advanced (5.5G) e capaz de atingir até 10 Gbps de download. Há também suporte para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 via FastConnect 7800, além do ISP Spectra, que promete webcams com HDR e cores de 10 bits.

Quando chega ao mercado?

A família Snapdragon X2 Elite deve estrear no primeiro semestre de 2026, com presença confirmada em notebooks, ultrabooks e até mini PCs. Os primeiros dispositivos equipados com a plataforma devem ser apresentados oficialmente durante a CES 2026, em janeiro.

Fonte