A Qualcomm confirmou o nome do seu próximo chip topo de linha, mas, curiosamente, a empresa não vai seguir a lógica esperada. Em vez de Snapdragon 8 Elite 2, o componente será chamado de Snapdragon 8 Elite 5. A decisão deixou muita gente confusa sobre o motivo de a fabricante ter pulado quatro gerações, mas a explicação é mais simples do que você imagina.
Snapdragon 8 Elite 5 está chegando
O motivo para a mudança de nome está no fato da empresa querer voltar ao esquema de nomenclatura original da série Snapdragon 8, que começou em 2021 com o Snapdragon 8 Gen 1. Desde então, a marca lançou o Snapdragon 8 Gen 2 em 2022, Snapdragon Gen 3 em 2023 e o Snapdragon 8 Elite no ano passado, que teria sido o Snapdragon 8 Gen 4.
Com o lançamento do Snapdragon 8 Elite 5, que será o quinto chip da série, a Qualcomm então retorna a nomenclatura original — mas sem o termo "Gen". A empresa afirmou que o processador é "uma evolução de sua estrutura estabelecida" e não uma mudança completa, mas não forneceu detalhes oficiais sobre especificações ou desempenho.
O que esperar do Snapdragon 8 Elite Gen 5
Relatórios apontam que o novo chip da Qualcomm trará dois núcleos principais de até 4,61 GHz, acompanhados de seis núcleos de desempenho a 3,63 GHz. No lado gráfico, a aposta fica na GPU Adreno 840, com clock de 1,2 GHz. Essa combinação deve trazer ganhos significativos em jogos pesados e em cargas de trabalho de inteligência artificial.

De acordo com o informante Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 somou uma pontuação entre 4,2 a 4,4 milhões de pontos no AnTuTu. Se confirmado, esse será o maior número já registrado na plataforma de benchmark.
Quando será lançado?
O próximo chip topo de linha da Qualcomm será lançado no evento "Snapdragon Summit" em Maui, Havaí, que está marcado para acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro.