A Qualcomm realizou o Snapdragon Summit 2022 nesta terça-feira (16), um evento que culminou na apresentação da sua mais recente plataforma premium para smartphones, o Snapdragon 8 Gen 2. Além do novo processador, a big tech também aproveitou a oportunidade para anunciar uma plataforma especial para desenvolvedores e uma parceria com a Adobe para promover novas experiências de computação.

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 2

Snapdragon 8 Gen 2 é o novo processador da Qualcomm para aparelhos topo de linha
Snapdragon 8 Gen 2 é o novo processador da Qualcomm para aparelhos topo de linha

O novo Snapdragon 8 Gen 2 promete definir um novo padrão para computação conectada na nova geração de aparelhos topo de linha do mercado. O chip foi inteligentemente projetado com uma IA inovadora, o que permitirá oferecer mais recursos e opções para as fabricantes do mercado.

O chip já é compatível com o uso do Samsung ISOCELL HP3, o primeiro sensor de imagem de 200 megapixels, prometendo fotos e vídeos com uma qualidade ainda mais superior, além de poder gravar vídeos em 8K HDR a 60 quadros por segundo e suporte ao codec AV1.

Em termos de conectividade, ele vem também com suporte ao 5G e Wi-Fi 7, integrados com as plataforma Snapdragon X70 5G Modem-RF System com Qualcomm 5G AI Processor e FastConnect 7800, permitindo velocidades inovadoras de upload e download ainda maiores, além de ampla cobertura, latência e eficiência energética. Ela é a primeira plataforma Snapdragon a suportar a potência e flexibilidade de dois SIMs 5G de forma simultânea.

Para os gamers, o Snapdragon 8 Gen 2 estreia novos recursos do Snapdragon Elite Gaming, incluindo ray tracing acelerado por hardware em tempo real que oferece luz, reflexos e iluminação realistas para jogos mobile. Para gráficos, a Qualcomm não revelou qual a versão da GPU Adreno, mas garantiu um desempenho até 25% mais rápido, além da CPU Qualcomm Kryo que permite até 40% mais eficiência energética.

A expectativa é que os primeiros celulares premium equipados com o novo Snapdragon 8 Gen 2 cheguem ao mercado ainda em 2022. Empresas como a ASUS, Motorola, OnePlus, Oppo, Redmi, Sony, Xiaomi e outras devem estar entre as estreantes.

Nova plataforma para desenvolvedores

A Qualcomm também aproveitou a ocasião para anunciar o Qualcomm Innovators Development Kit, uma plataforma que permite os desenvolvedores trabalharem em várias soluções de software da Qualcomm Technologies para aumentar a personalização e diminuir o time-to-market.

De início, a plataforma estará disponível primeiro para universidades e instituições de pesquisa selecionadas para aplicações de machine learning on-device e se expandirá para segmentos adicionais de desenvolvedores no futuro, como segurança, multimídia, computação de sistemas embarcados e muito mais.

Qualcomm e Adobe anunciam parceria

Qualcomm e Adobe firmam parceria para otimizar processos com a plataforma Snapdragon
Qualcomm e Adobe firmam parceria para otimizar processos com a plataforma Snapdragon

Por fim, a Qualcomm também surpreendeu o público com uma parceria com a Adobe, uma união que deve oferecer suporte a experiências criativas em dispositivos Snapdragon, ampliando os limites da criatividade e da produtividade de documentos para os usuários da plataforma.

Isso significa que o Photoshop e o Lightroom, que já são otimizados para Windows em dispositivos Snapdragon, ganharão ainda mais recursos de otimização, como o Creative Cloud nativamente para a plataforma Snapdragon, começando com o Fresco e o Acrobat.

Com isso, os usuários vão poder experimentar um desempenho aprimorado do dispositivo para fluxos de trabalho e tarefas criativas, incluindo super-resolução, remoção de plano de fundo e aprimoramento de cores, edição de conteúdo em qualquer lugar e muito mais.