A Qualcomm anunciou o Snapdragon Wear 5 e o Snapdragon Wear 5 Plus, chipsets desenvolvidos para smartwatches (relógios inteligentes) para a nova geração que leva o sistema operacional da Google para wearables, o Wear OS 3. De acordo com a empresa, o nome "Snapdragon Wear" está sendo abandonado para ser identificado como uma linha de chipsets que faz parte da marca "Snapdragon". Agora os novos processadores para smartwatches da Qualcomm se chamarão "Snapdragon W5 Gen 1" e "Snapdragon W5+ (Plus) Gen 1".

Os novos chipsets da Qualcomm para smartwatches mantém uma arquitetura híbrida, da mesma forma que temos nos Snapdragon Wear 3100 e 4100. Temos um processador principal para a realização de tarefas mais exigentes e um processador de auxílio de baixo consumo para realizar atividades que exigem menos processamento, proporcionando uma economia de bateria. Em termos de litografia, a empresa optou pela fabricação em 4 nm para o processador principal e 28nm para o auxiliar, que é energeticamente econômico.

Mudanças no funcionamento comparado à geração anterior

Na nova plataforma Snapdragon W5, a Qualcomm utiliza o processador auxiliar (menos potente), também chamado de coprocessador, para realizar tarefas que antes eram realizadas pelo chip principal. Processos que envolvem áudio, detecção de palavras-chave para os assistentes de voz e notificações via Bluetooth 5.3 são feitos pelo coprocessador. Além disso, recursos de monitoramento da saúde como, por exemplo, a análise do sono, a frequência cardíaca, também são realizados pelo chip auxiliar. Segundo o chefe global de wearables inteligentes da Qualcomm, Pankaj Kedia, este processador menos potente oferece aprendizado de máquina (machine learning) integrado.

O processador principal do W5 é utilizado apenas para chamadas, watchfaces, animações 3D e navegação por GPS. De acordo com a Qualcomm, o novo Snapdragon W5 é capaz de ser 50% mais econômico e ainda oferecer o dobro de desempenho, além de ser fisicamente menor que comparado a plataforma Snapdragon Wear 4100. É dito também que o novo chipset pode proporcionar uma duração de vários dias para alguns modelos de relógios inteligentes.

Tabela comparativa entre o novo Snapdragon W5 Plus Gen 1 e o Snapdragon Wear 4100. Fonte: Qualcomm
Tabela comparativa entre o novo Snapdragon W5 Plus Gen 1 e o Snapdragon Wear 4100. Fonte: Qualcomm

Com um tamanho reduzido, o novo processador da Qualcomm para wearables permitirá que se desenvolva smartwatches menores e mais elegantes. As pessoas que têm pulsos mais finos sem dúvidas irão agradecer por essa melhoria.