Existem muitas razões pelas quais você pode querer redefinir seu smartwatch de fábrica. Em geral, a Apple exige que você faça isso se esquecer sua senha. Ou, é possível que smartwatches simplesmente não sejam o seu negócio e você se prepara para vender o mesmo.

Seja qual for a razão, é importante que você limpe os dados do seu dispositivo. Smartwatches são dispositivos pessoais e armazenam uma tonelada de dados confidenciais — especialmente se você usar o seu smartwatch para o rastreamento de saúde e fitness.

Sendo assim, é uma boa ideia fazer backup dos seus dados antes de reiniciar. Cada smartwatch tem um método diferente para um reset de fábrica. Diante disso, veja abaixo, como resetar os aparelhos mais populares.

Como resetar o meu Smartwatch?

Abaixo, veja como resetar o smartwatch das marcas Apple, Samsung, FITBIT e Google.

APPLE WATCH

Créditos: Divulgação/Canvas
Créditos: Divulgação/Canvas

Se você adicionou seu Apple Watch ao seu plano celular, a primeira coisa que você deve fazer é desligá-lo. Para fazer isso:

  • Abra o aplicativo Watch no seu iPhone;
  • Toque em Celular e selecione o ícone de informações ao lado do seu plano;
  • Por fim, toque em Remover.

Isso deve ser suficiente. Entretanto, se não for, a página de suporte da Apple observa que, em alguns casos, você pode ter que entrar em contato com sua operadora para desconectar seu relógio.

Sendo assim, se você planeja presentear ou vender até uma determinada data, certifique-se de planejar e resolver essa questão, para que você não fique empenhado.

Para redefinir seu Apple Watch:

  • Abra o item Configurações no Apple Watch;
  • Vá para Geral;
  • Em seguida, role para baixo para redefinir;
  • Feito isso, selecione Apagar todos os conteúdos e configurações;
  • Por fim, confirme a operação digitando sua senha.

SAMSUNG GALAXY WATCH 4

Galaxy Watch
Créditos: Divulgação/Samsung

Existem várias maneiras de redefinir o Galaxy Watch 4, tanto do relógio quanto do seu telefone. Assim como no Apple Watch, se você tem uma versão celular, você deve removê-la do seu plano primeiro.

Para remover o Galaxy Watch 4 do seu plano celular:

  • Abra o aplicativo Galaxy Wearable;
  • Em seguida, toque nas configurações do relógio;
  • Depois disso, role para baixo e toque nos planos móveis;
  • Por fim, remova seu relógio do seu plano.

Novamente se você encontrar algum problema, você pode ter que entrar em contato com sua transportadora individual, então certifique-se de não deixar isso para o último minuto. Depois de remover o relógio — ou se tiver apenas uma versão Bluetooth — você pode iniciar o processo de reset de fábrica.

Para reiniciar a partir do relógio:

  • Vá para Configurações;
  • Em seguida, toque em Geral;
  • Depois disso, deslize para reiniciar;
  • Se você ainda não tiver, você pode tocar em Backup de dados;
  • Por fim, toque em Redefinir e digite sua senha se tiver uma.

Para reiniciar a partir do seu telefone:

  • Abra o aplicativo Galaxy Wearable;
  • Feito isso, toque em Configurações de relógio e, em seguida, Geral;
  • Depois disso, role para baixo e toque em Redefinir;
  • Posterior a isso, desbloqueie o Galaxy Watch 4 e confirme que deseja reiniciar;
  • Por fim, digite sua senha se tiver uma.

SÉRIE FITBIT SENSE E FITBIT VERSA

Crédito: Divulgação/Fitbit
Crédito: Divulgação/Fitbit

Nem a série Sense nem Versa tem conectividade celular — então não há necessidade de se preocupar com as operadoras. Outro ponto positivo, é que o processo é o mesmo para todos os smartwatches da Fitbit.

Para redefinir os relógios da série Fitbit Sense e Versa:

  • Abra o aplicativo Configurações no relógio;
  • Em seguida, navegue até a seção Falar;
  • Depois disso, selecione redefinição de fábrica;
  • Por fim, confirme sua escolha para reiniciar.

SMARTWATCHES WEAR OS

Créditos: Divulgação/WearOS Google
Créditos: Divulgação/WearOS Google

A maioria dos smartwatches Wear OS 2 não tem recursos celulares. Para desligar a conectividade desse relógio, você terá que verificar com a operadora.

Caso contrário, veja como redefinir os relógios Wear OS 2.

  • Deslize para baixo e selecione a engrenagem Configurações;
  • Feito isso, navegue até o Sistema;
  • Logo após, role para baixo e toque em Desconectar e redefinir ou Não-Desemarça com o telefone;
  • Por fim, confirme que deseja reiniciar seu relógio.