A Mondial anunciou suas primeiras smart TVs da Aiwa durante a Eletrolar Show nesta semana. A informação veio através do site noticiasdatv, onde foi dito que após a compra da fábrica da Sony localizada em Manaus, o Grupo MK, que a Mondial faz parte, revelou que lançará entre julho e agosto TVs de 32, 43 e 55 polegadas com preços variando entre R$ 1.800 e R$ 4.000.

Os valores citados acima são semelhantes ao cobrado por empresas como Samsung e LG, que têm grande popularidade no país devido a qualidade que entregam e preço. Porém, o fundador do Grupo MK, Giovanni Cardoso, explica sobre como a Mondial irá lidar com a concorrência dizendo:

A marca Aiwa quer se posicionar no topo do segmento premium, entre a Sony, que deixou o mercado brasileiro de TVs, e a Samsung.

Giovanni diz que devido às escolhas no desenvolvimento do projeto das TVs Aiwa justificam o preço, pois ele afirma que a empresa manteve "o padrão da Sony na compra das telas LCD", além de utilizar "outros 'ingredientes' que compõem uma televisão". O fundador do Grupo MK diz:

Não fazia sentido ter uma fábrica com a capacidade e a tecnologia da Sony para produzir produtos standard.

Configurações das novas smart TVs Aiwa

Segundo a empresa, as novas smart TVs Aiwa contam com um sistema operacional baseado em Linux, um processador Quad Core e uma tela com resolução HD para o modelo de 32" e Full HD para o de 43". Ambas possuem suporte à tecnologia HDR10, além de terem acesso à serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube. É possível baixar outros aplicativos através da App Store, porém não é possível achar uma grande variedade como na Play Store, presente em TVs com Google TV ou sistemas operacionais baseados no Android.

De acordo com a marca de eletrônicos brasileira, foram fabricadas 40 mil unidades deste tipo, sendo que todas as próximas TVs rodarão o sistema do Google". Ou seja, embora as TVs lançadas entre julho e agosto de 2022 não tenham Android TV, os próximos modelos que serão lançados até o final de 2022 contarão com o sistema operacional da Google para televisores. Segundo a empresa, será lançado um modelo de 55" com resolução 4K que contará com Android TV, além de controle remoto com microfone para ativar o Google Assistente e suporte às tecnologias Dolby Atmos e Dolby Vision.

Smart TV Aiwa da Mondial com Android TV. Fonte: Mondial
Smart TV Aiwa da Mondial com Android TV. Fonte: Mondial

Lançamento e disponibilidade

Grande parte das novas smart TVs Aiwa, da Mondial, serão lançadas entre julho e agosto de 2022. Mas, de acordo com a empresa, até o final deste ano haverá 9 modelos, incluindo TVs de 65" e 75", que deverão chegar entre novembro e dezembro ao mercado. Os últimos modelos lançados neste ano contarão com o sistema operacional Google TV.