A Qualcomm realizou um evento sexta-feira (20) para anunciar a chegada do Snapdragon 8 Plus Gen1, uma versão ainda melhor do mais poderoso processador da empresa na atualidade, agora com capacidade para oferecer 10% mais desempenho, consumindo 30% menos energia. Além do topo de linha, o Snapdragon 7 Gen1 vem para equipar a próxima geração de modelos intermediários premium.

Snapdragon 8 Plus Gen 1: mais eficiência, mas ganhos modestos

O novo Snapdragon 8 Plus Gen 1 acompanha o ritmo da atual fase da era tecnológica e vem para complementar a linha de chipsets poderosos da Qualcomm. Para melhorar a eficiência energética, a versão Plus do Snapdragon 8 Gen1 é fabricada no processo de litografia de 4 nm da TSMC em vez do processo da Samsung. Só essa mudança já houve uma melhora significativa no uso da CPU, consumindo agora 30% menos energia, mesmo mantendo as mesmas configurações.

Mais eficiente, as melhorias do Snapdragon 8 Plus Gen 1 são bem modestas (Crédito: Qualcomm/Reprodução)
Mais eficiente, as melhorias do Snapdragon 8 Plus Gen 1 são bem modestas (Crédito: Qualcomm/Reprodução)

Assim, tudo permanece igual: um total de 8 núcleos, com 1 Cortex-X2 de máxima performance, 3 Cortex-A710 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de baixo consumo. A vantagem da versão Plus está mesmo nas frequências. A Qualcomm turbinou o chipset chegando agora a uma frequência máxima de 3,2 GHz, o que é 200 MHz a mais que o Snapdragon 8 Gen 1 "normal".

No quesito gráfico, a GPU também ganhou uma turbinada e agora apresenta clocks 10% mais altos, proporcionando um desempenho ainda melhor em jogos pesados e outras tarefas pesadas. Em dados técnicos, a placa gráfica Adreno 730 consegue atingir 900 MHz no Snapdragon 8 Plus Gen 1, contra 818 MHz do antecessor. Mesmo com todo esse poder de fogo, a empresa garante que ele vai consumir 30% menos energia.

Identificado pelo código de modelo SM8475, o Snapdragon 8 Gen1 suporta gravações em 8K HDR, motor de IA de 7ª geração, suíte Snapdragon Sound com novo codec aptX Lossless para reprodução de áudio Hi-Fi, modem Snapdragon X65 com suporte a FastConnect 6900, 5G e Wi-Fi 6E de 10 Gbps e Variable Rate Shading Pro para games.

Snapdragon 7 Gen1 para intermediários premium

Para oferecer uma opção também para os modelos intermediários premium, a Qualcomm aproveitou a oportunidade para expandir seu portfólio com a chegada do Snapdragon 7 Gen 1, primeiro modelo da série 7. Esse lançamento vem para substituir a antiga série 700, que teve como último lançamento o Snapdragon 778G no ano passado.

Subsituindo a linha 700, o Snapdragon 7 Gen 1 vem para empregar smpartphones intermediários premium (Crédito: Qualcomm/Reprodução)
Subsituindo a linha 700, o Snapdragon 7 Gen 1 vem para empregar smpartphones intermediários premium (Crédito: Qualcomm/Reprodução)

A empresa não identificou qual o modelo da nova GPU Adreno, mas a empresa garante que o chipset tem performance dedicada para jogos, com desempenho até 20% superior em comparação à Adreno 642L presente no Snapdragon 778G. Outro destaque é que ele suporta ainda telas Quad HD+ a 60 Hz ou Full HD+ a 144 Hz.

Os recursos Snapdragon Elite Gaming e Variable Rate Shading prometem reduzir a qualidade de áreas específicas da cena para aumentar o desempenho, e ainda o modo Adreno Frame Motion Engine permite duplicar a taxa de quadros sem aumentar o consumo ao gerar novos frames usando IA.

No mais, o Snapdragon 7 Gen 1 traz o modem X62, chip presente no Snapdragon 8cx Gen 3 para notebooks, com suporte a 5G que de até 4,4 Gbps, conjunto FastConnect 6900, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. Para aúdio, o lançamento inclui a suíte Snapdragon Sound com codec aptX Lossless. Uma grande novidade no quesito fotográfico envolve a estreia do recurso Qualcomm Spectra ISP, capaz registrar imagens de três sensores simultaneamente ou de um único sensor de até 200 MP. Nos vídeos, é possível gravar em 4K com modo HDR.

Quais celulares receberão os novos processadores?

Xiaomi, Realme, ZTE, Oppo, Motorola e Honor são alguns nomes para lançar celulares com os novos processadores (Crédito: Qualcomm/Reprodução)
Xiaomi, Realme, ZTE, Oppo, Motorola e Honor são alguns nomes para lançar celulares com os novos processadores (Crédito: Qualcomm/Reprodução)

Logo depois do anúncio da chegada dos novos processadores, empresas como ASUS, Realme, Xiaomi, Redmi, Black Shark, Motorola, Lenovo, Honor, OnePlus, Oppo e ZTE confirmaram que anunciarão celulares com os novos processadores a partir do terceiro trimestre de 2022, que envolve os meses de julho a setembro.