Qualcomm anunciou as Plataformas de Som S5 e S3 para fones de ouvido durante a MWC 2022. A grande novidade está no Bluetooth 5.3 que traz, no cancelamento de ruído ativo adaptável e no novo codec de áudio Bluetooth da Qualcomm, o aptX Lossless.

Embora estejamos começando somente agora a ter mais celulares com suporte ao Bluetooth 5.2 e seus benefícios (saiba em nosso artigo quais as novidades do novo padrão), a Qualcomm está lançando agora chips com o padrão 5.3 do Bluetooth. Embora não seja tão inovador quanto a versão 5.2, há benefícios interessantes que chegam nesta nova versão.

Plataforma de Som Qualcomm S5. Fonte: Qualcomm
Plataforma de Som Qualcomm S5. Fonte: Qualcomm

Confira abaixo o tweet do perfil oficial da marca Snapgragon no Twitter anunciando as novas plataformas de som da Qualcomm.

O que o Bluetooth 5.3 traz para as plataformas de som Qualcomm S5 e S3

Com o Bluetooth 5.3, é possível realizar gravações de áudio estéreo, graças a transmissão independente de cada um dos lados do fone de ouvido TWS, algo que já havia sido implementado pelo Bluetooth 5.2. Além disso, houve uma divisão na banda de 2,4 Ghz em canais menores de 2 Mhz, permitindo a utilização mais eficiente de canais para o som recebido e para a voz enviada, melhorando a experiência em jogos, por exemplo.

Outra novidade que tivemos na versão 5.3 do Bluetooth foi o aprimoramento na capacidade de resposta na transmissão de dados, reduzindo a latência. Agora os dispositivos podem definir durações diferentes para um intervalo de conexão.

Aprimoramento no cancelamento de ruído ativo adaptável da Qualcomm

De acordo com a Qualcomm, sua tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) utiliza agora um bloco de hardware dedicado em sua plataforma de som e foi aprimorada. Em sua terceira geração, a empresa diz que implementou filtros que permitem um desempenho ainda maior do ANC Adaptativo, resultando em um cancelamento de ruído mais forte, amplo e profundo comparado com os concorrentes.

Segundo a Qualcomm, a nova geração de sua tecnologia de cancelamento de ruído ativo é capaz de se adaptar ao ruído do vento e também a alguns ambientes em que o usuário está, evitando que ruídos estridentes sejam gerados.

Aptx Lossless: o novo codec de áudio Bluetooth "sem perdas" da Qualcomm

Anunciado no início de setembro de 2021, o aptX Lossless é uma tecnologia de áudio Bluetooth derivado do codec aptX Adaptive que utiliza recursos da tecnologia Snapdragon Sound, que é a junção de hardware (chipset) e softwares desenvolvidos pela Qualcomm com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de sinal e som possíveis.

Para conseguir oferecer uma transmissão de áudio sem perdas equivalente a qualidade de som proporcionada por um CD (16 bits/44,1 kHz), a Qualcomm utilizou tecnologias baseadas no codec aptX Adaptive e fez com que elas trabalhassem em conjunto com o Bluetooth High Speed Link, outra tecnologia desenvolvida pela empresa para possibilitar uma transferência de dados maior. Dessa forma, a Qualcomm conseguiu um bitrate de 1,1 Mbps. As principais características do Qualcomm aptX Lossless são:

  • Suporte à qualidade de áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits)
  • Projetado para chegar na qualidade de áudio lossless do CD através do link Bluetooth
  • O usuário pode selecionar entre áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits) ou áudio Hi-Res (24 bits/96 kHz) com perdas.
  • Detecção automática para habilitar o áudio lossless (qualidade de CD) quando a fonte está reproduzindo arquivos sem perdas.
  • Bitrate (taxa de transmissão de dados) - Aproximadamente 1,1 Mbps.

O que achou das novidades trazidas pela Qualcomm para os fones de ouvido Bluetooth? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Qualcomm, Bluetooth SIG