A Qualcomm lançou nesta sexta (17) o Snapdragon 7+ Gen 2, um novo chipset intermediário feito para dispositivos móveis. De acordo com a empresa, esse modelo tem um desempenho de CPU melhorado em mais de 50% em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 7 Gen 1. Há uma expectativa de que os primeiros celulares com o novo processador sejam lançados ainda neste mês de março.

Quais são as especificações e recursos do Snapdragon 7+ Gen 2?

Qualcomm anuncia Snapdragon 7+ Gen 2 (Fonte: Qualcomm/Reprodução)
Qualcomm anuncia Snapdragon 7+ Gen 2 (Fonte: Qualcomm/Reprodução)

Durante a apresentação, a Qualcomm destacou o que o novo Snapdragon 7+ Gen 2 oferece. Confira:

CPU

O Snapdragon 7+ Gen 2 é um chip projetado para oferecer alto desempenho, com recursos voltados para jogos, fotografia e áudio. Com uma velocidade máxima de 2,91 GHz, o chip representa uma melhoria de 50% em relação ao Snapdragon 7 Gen 1 "normal". Além disso, a CPU no 7+ Gen 2 possui um núcleo principal, três núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência, tornando-o um chip capaz de lidar com as demandas cada vez maiores dos usuários.

Com todas essas características, podemos dizer que em termos de processamento, o novo Snapdragon 7+ Gen 2 fica bem próximo aos modelos da série 8 a Qualcomm.

GPU

O novo chipset Snapdragon 7+ Gen 2 vem com uma GPU Adreno altamente avançada, que promete oferecer um desempenho excepcional para jogos e outras tarefas gráficas intensivas. Segundo a Qualcomm, a GPU Adreno do 7+ Gen 2 oferece uma melhoria de desempenho de 2x em relação ao seu antecessor, o 7 Gen1, tornando-se o maior salto geracional já feito para um chipset da série 7.

Além disso, a GPU Adreno do 7+ Gen 2 é capaz de suportar uma profundidade de cor de 10 bits para jogos HDR, que oferece imagens mais nítidas e vibrantes. Essa capacidade é essencial para uma experiência de jogo imersiva e envolvente. O novo chipset é também o primeiro da série 7 a oferecer suporte a sombreamento automático de taxa variável (VRS), que ajuda a otimizar a potência e o desempenho para jogos de última geração.

Conectividade

O Snapdragon 7+ Gen 2 é equipado com o modem X62, que oferece suporte ao 5G, mas também traz suporte para os padrões Wi-Fi 6 e 6E. Além disso, a Qualcomm afirma que o X62 oferece suporte "verdadeiramente global" para mmWave e banda sub-6 GHz 5G, o que significa que os usuários podem esperar conectividade 5G em qualquer lugar do mundo. No entanto, é importante ressaltar que cabe aos fabricantes garantir que seus dispositivos sejam compatíveis com as bandas de frequência necessárias para acessar as redes 5G em todo o mundo.

Outra característica importante do Snapdragon 7+ Gen 2 é o suporte para modos ativos duplos SIM duplos 4G e 5G. Isso permite que os usuários executem dois números ao mesmo tempo, com conexões de dados completas, tornando a conectividade ainda mais flexível e prática.

Câmeras

O novo chipset Snapdragon 7+ Gen 2 também vem com o processador de sinal de imagem (ISP) Spectra Triple de 18 bits, que oferece recursos avançados para fotografia. Com esse processador, os usuários poderão capturar imagens de alta resolução de até 200 MP e fotografias RAW de 18 bits, prometendo levar a fotografia em dispositivos móveis a um novo patamar.

Além disso, os telefones equipados com o 7+ Gen 2 receberão recursos avançados para fotografia em ambientes com pouca luz e poderão mesclar computacionalmente até 30 capturas de uma cena para formar a melhor imagem possível. Isso significa que os usuários poderão obter fotos de alta qualidade, mesmo em condições de pouca luz ou em ambientes desafiadores.

Demais recursos

Surfando na onda das plataformas integradas com inteligência artificial, o Snapdragon 7+ Gen 2 oferece desempenho de IA 2x melhor em comparação com o 7 Gen 1, embora seja difícil avaliar sua utilidade para a maioria das pessoas. O chip também pode ser mais inteligente na percepção contextual e detecção de cena acústica, o que permite ajustar os níveis de áudio dos fones de ouvido de forma mais inteligente com base no ruído ambiente. Mas assim como no caso da conectividade, é necessário aguardar para ver quais desses recursos o chip serão aproveitados pelas fabricantes de smartphones.

Quais celulares vão receber o Snapdragon 7+ Gen 2?

Quais celulares serão equipados com o novo Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 2 (Fonte: Qualcomm/Reprodução)
Quais celulares serão equipados com o novo Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 2 (Fonte: Qualcomm/Reprodução)

Ainda não existem informações sobre quais são os modelos específicos que receberação o novo processador, mas a Qualcomm garantiu que a estreia acontecerá em um celular da Realme que deve ser lançado ainda neste mês de março. A Redmi, que faz parte da Xiaomi, também deve anunciar um novo smartphone já integrado com o Snapdragon 7+ Gen 2. Assim que tivermos uma relação de aparelhos que serão equipados com um novo chip, o Oficina da Net atualizará esse conteúdo.

Snapdragon 7+ Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1: comparativo

Comparamos o Snapdragon 7+ Gen 2 com o Snapdragon 8 Gen 1, lançado no ano passado e que já está presente em diversos aparelhos, como o POCO F4 GT, Motorola Edge 30 Pro e Samsung Galaxy S22. Ao analisar as especificações, podemos dizer que a Qualcomm subiu a régua e vai passar oferecer processadores realmente poderosos com sua série 7 para a categoria de intermediários premium. A ideia é que esse modelo atenda os smartphones na faixa de preço entre R$ 2 a 3 mil.

Veja o comparativo abaixo:

Especificações Snapdragon 7+ Gen 2 (4 nm) Snapdragon 8 Gen 1 (4 nm)
Lançamento 17/03/2023 20/05/2022
CPU Qualcomm Kryo, velocidade máxima de 2.91 GHz Qualcomm Kryo, velocidade máxima de 3 GHz
GPU Qualcomm Adreno com suporte a VRS e profunidade de cor de 10 bits em jogos HDR Qualcomm Adreno
Conectividade Snapdragon X62, com 5G, Wi-Fi 6 e 6E Snapdragon X62, com 5G, Wi-Fi 6 e 6E
Download: Velocidade de até 3,6 Gbps Velocidade de até 10 Gbps
Bluetooth 5.3 Low Energy 5.3 Low Energy
Câmeras Processador Qualcomm Spectra com suporte a lentes de até 200 MP Processador Qualcomm Spectra com suporte a lentes de até 200 MP
Tela até QHD+ @ 120 Hz até QHD+ @ 144 Hz
Memórias até 16 GB LPDDR5 de 3200 MHz até 16 GB LPDDR5 de 3200 MHz

Você acha que o Snapdragon 7+ Gen 2 tomará o lugar do Snapdragon 778, 778G+ e 782G? Deixe seu comentário!