Com o lançamento de smartphones com Snapdragon 8 Gen 2, muitos se perguntam se vale a pena pagar a mais por eles ao invés de adquirir celulares com o SoC (System on Chip) Snapdragon 8 Gen 1. Talvez você esteja estranhando o nome "Snapdragon 8", mas no final de 2021 a Qualcomm anunciou que mudaria a maneira como chama seus chipsets, acabando com a nomenclatura de 3 números para a identificação de seus modelos. Os números utilizados serviam para identificar a topologia de cada SoC, sendo o primeiro dígito para mostrar o quão poderoso era o processador.

Snapdragon 8 Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1: quais as diferenças

Caso você não acompanhe os lançamentos, o chipset Snapdragon 8 Gen 2 foi lançado pela Qualcomm no final de 2022. O novo SoC da fabricante norte-americana de processadores mobile possui um desempenho 25% melhor que a geração passada (Snapdragon 8 Gen 1). Este chip traz um grande salto para o desempenho combinando o processamento multi-core (multi-núcleo) com a tecnologia de ray tracing acelerado.

Em 2022 o Snapdragon 8 Gen 1 teve grande popularidade entre os smartphones lançados e ainda é relevante em 2023. Lançado em dezembro de 2021, o SoC trouxe inovações consideráveis em IA, fotografia, jogos e conectividade. O chipset pode ser encontrado em celulares intermediários e premium como, além de smartphones voltados para jogos.

Os componentes presentes em um chipset podem fazer diferença no desempenho de um smartphone. Isso fica evidente ao jogar certos jogos mobile, na duração de bateria, na conexão Wi-Fi e até mesmo no desempenho da câmera. Confira a seguir as principais diferenças que entre o Snapdragon 8 Gen 2 e o Snapdragon 8 Gen 1 nestes quesitos.

Especificações da CPU: Snapdragon 8 Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1

O primeiro ponto para diferenciarmos o novo Snapdragon 8 Gen 2 do Snapdragon 8 Gen 1 é a especificação de suas CPUs. A partir disso, poderemos abordar como a configuração do processador pode afetar tarefas como tirar e armazenar fotos, transmitir conteúdo e fazer chamadas.

Especificação Snapdragon 8 Gen 2 Snapdragon 8 Gen 1
Arquitetura CPU Kyro com ARM V9 CPU Kyro com ARM V9A
Núcleos 8 núcleos 8 núcleos
GPU Adreno 740 Adreno 730
Frequência 3200 MHz 3000 MHz
Transistors 16 bilhões 16 bilhões
Cache L1 1 MB 1 MB
Cache L2 8 MB 6 MB
Nó do Processo 4nm (TSMC) 4nm (Samsung)

Os dois processadores flagship/TOTL da Qualcomm utilizar uma arquitetura de 4nm e contam com 16 bilhões de transistors para conseguir um desempenho melhor que os chipsets baseados em 5nm. Entretanto, não é somente essa a diferença na arquitetura do SoC, pois a Qualcomm optou por utilizar também o nó de processo (process node) de 4nm desenvolvido pela TSMC e isso faz toda a diferença.

Analisando de maneira mais superficial, o Snapdragon 8 Gen 1 utiliza 8 núcleos com uma configuração 1+3+4 (1 núcleo de alto desempenho, 3 núcleos intermediários e 4 núcleos de alta eficiência energética) e pode atingir um clock máximo de 3.0 Ghz. Já no Snapdragon 8 Gen 2, temos um clock de 3,2 Ghz e uma configuração 1+4+3 (1 núcleo de alto desempenho, 4 núcleos intermediários e 3 núcleos de alta eficiência energética), que traz melhoras na eficiência no processamento de dados do chip.

É fato que tanto o Snapdragon 8 Gen 1 quanto o Snapdragon 8 Gen 2 utilizam o mesmo número de núcleos, mas a maneira como as tarefas são divididas entre eles é diferente, além de haver uma diferença na frequência do clock. De acordo com a pontuação do aplicativo GeekBench, houve uma melhora de 29% no desempenho multi-core (multi-núcleo). Ou seja, o Snapdragon 8 Gen 2 é consideravelmente melhor para o processo simultâneo de várias tarefas, sendo o ideal para aqueles que utilizam diversos aplicativos ao mesmo tempo.

Snapdragon 8 Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1: Qual o melhor em jogos?

Snapdragon 8 Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1: Qual o melhor em jogos. Fonte: Qualcomm
Snapdragon 8 Gen 2 vs Snapdragon 8 Gen 1: Qual o melhor em jogos. Fonte: Qualcomm

A poder de processamento da GPU dos chipsets Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 1 certamente tem grande influência na experiência de jogo que se tem nos smartphones. Entretanto, há outros elementos que influenciam na qualidade da jogatina como, por exemplo, a duração da bateria e as capacidades da tela (tamanho, resolução, brilho, taxa de atualização).

No Snapdragon 8 Gen 2 temos uma renderização gráfica 25% mais rápida comparado ao Snapdragon 8+ gen 1. Além disso, o Gen 2 ainda conta com novos recursos como, por exemplo, o Ray Tracing acelerado. Ou seja, no Snapdragon 8 Gen 2 o usuário irá encontrar uma iluminação e reflexos mais realistas nos jogos.

A conexão Wi-Fi também é um fato importante para jogos e no Snapdragon Gen 2 houve uma melhora. Para os usuários de smartphones "gamer", o streaming de jogos ficará mais rápido, pois nesse cenário, há uma capacidade de transferência de dados de até 5,8 Gbps com a utilização do padrão Wi-Fi 6E.

Processamento de imagem no Snapdragon 8 Gen 2 e no Snapdragon 8 Gen 1: Qual o melhor?

O Image Signal Processor (ISP) é o processador que tem uma importante colaboração no desempenho da câmera do smartphone. No Snapdragon 8 Gen 2 temos um ISP cognitivo e traz um processamento de IA (inteligência artificial) para utilizar em tarefas como reconhecimento facial, foco automático e aplicação de camadas em tempo real. Mesmo assim, sem dúvidas o Snapdragon 8 Gen 1 ainda continua a ter um bom desempenho, mesmo com a falta dos recursos citados.

Processamento de imagem, conectividade 5G e Wi-Fi: Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 2. Fonte: Qualcomm
Processamento de imagem, conectividade 5G e Wi-Fi: Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 2. Fonte: Qualcomm

Internet móvel 5G e conexão Wi-Fi no Snapdragon 8 Gen 2 e no Snapdragon 8 Gen 1

Em termos de conectividade, o Snapdragon 8 Gen 2 leva uma vantagem clara. O motivo é a utilização do modem X70 5G, que conta com uma velocidade máxima de download de até 10 Gbps. É interessante mencionar que este é o primeiro modem da Qualcomm a suportar dois chips SIM 5G simultaneamente.

No Snapdragon 8 Gen 1 é utilizado o modem X65 5G de quarta geração da Qualcomm. Ele é capaz de chegar a uma velocidade de até 3,6 Gbps com o uso do Wi-Fi 6E.

Conclusão

Sem dúvidas o novo Snapdragon 8 Gen 2 possui uma vantagem consideravelmente superior em termos de desempenho em comparação com o Snapdragon 8 Gen 1. A eficiência energética e os recursos de IA (inteligência artificial) do Snapdragon 8 Gen 2 impressionam. Caso você seja um criador de conteúdo, um jogador profissional ou um entusiasta de jogos, vale a pena procurar por smartphones que contem com o SoC Snapdragon 8 Gen 2.