O Snapdragon 8 Gen 3 teve sua pontuação no Geekbench vazada, ao que parece. O novo SoC (System on chip) da Qualcomm surpreendentemente provou ser superior ao processador utilizado no iPhone da Apple. A nova geração de processadores TOTL (top of the line) da Qualcomm conta cum um núcleo ARM Cortex X4, uma configuração de núcleos exclusiva (1+5+2) e o processo de nó N4P da TSMC.

Snapdragon 8 Gen 3 é superior aos processadores do iPhone da Apple

Apple Bionnic A16 perde para o Snapdragon 8 Gen 3 em benchmark. Fonte: root-nation
Apple Bionic A16 perde para o Snapdragon 8 Gen 3 em benchmark. Fonte: root-nation

Notado pelo site Gizchina, o benchmark do Snapdragon 8 Gen 3 feito no Geekbench foi vazado pelo site coreano meeco. De acordo com as informações, a pontuação para a utilização de um núcleo foi de 1930 para o novo processador da Qualcomm, enquanto a multi-núcleo chegou a 6236 pontos. Estes resultados impressionam, pois são maiores do que se especulava anteriormente.

Para efeito de comparação, o Snapdragon Gen 2 tem uma média de 1491 pontos com um núcleo e 5164 no multi-núcleo. Já o Apple Bionic A16 fez uma média de 1887 pontos utilizando um único núcleo e 5455 no multi-núcleo.

Uma vantagem do Snapdragon 8 Gen 3 é ter uma configuração de núcleos de 1+5+2, sendo um núcleo de alto desempenho, 5 núcleos intermediários e 2 núcleos de alta eficiência energética. No Snapdragon Gen 2 tivemos a configuração 1+4+3. Com a nova divisão de trabalho do chip, o novo SoC da Qualcomm é considerado 20% mais eficiente que o Gen 2.

Pontuação do Snapdragon 8 Gen 3 no Geekbench. Fonte: meeco
Pontuação do Snapdragon 8 Gen 3 no Geekbench. Fonte: meeco

Lançamento e disponibilidade

Atualmente o Snapdragon 8 Gen 3 se encontra na fase de amostras de sua engenharia, onde os engenheiros estão levando o SoC ao limite para determinar suas capacidades de desempenho. Por isso, é possível que a pontuação mostrada acima não seja idêntica à que será encontrada no produto final. Levando em conta o estádio em que o futuro processador topo de linha da Qualcomm se encontra, ainda há um bom tempo pela frente até o seu lançamento.