O Snapdragon Sound mudará completamente o áudio mobile, segundo a Qualcomm. A desenvolvedora norte-americana de chipsets voltados para aparelhos mobile publicou recentemente um documento apresentando o que envolve a tecnologia de som Snapdragon, onde foi dito que já são mais de 40 fabricantes que firmaram acordos para implementar a novidade em seus aparelhos.

O Snapdragon Sound contempla a junção de hardware (chipset), tecnologias via softwares desenvolvidos pela Qualcomm para oferecer a melhor qualidade de sinal e som possíveis. O objetivo é obter uma boa qualidade de som, um sinal estável, uma baixa latência quando requisitado e uma boa eficiência energética. Para isso, a empresa selecionou chipsets específicos para dispositivos mobile como, por exemplo, o Snapdragon 888, além de chips para os fones de ouvido Bluetooth (Qualcomm QCC515x, Qualcomm QCC514x e Qualcomm QCC3056) e tecnologias de transmissão (Qualcomm True Wireless Mirroring, codec de audio Bluetooth aptX Adaptive Audio, Qualcomm aptX Voice Audio, Qualcomm HDR&3D Audio Record).

O Snapdragon Sound pode ser encontrado em dispositivos com:

  • A nova geração da plataforma mobile Snapdragon 8;
  • Qualcomm FastConnect 6900 , sistema de conectividade móvel FastConnect 7800;
  • Série Qualcomm QCC514x, QCC515x e QCC3056 de SoCs de áudio Bluetooth e a nova plataforma de áudio Qualcomm S5 (QCC517x) e plataforma de áudio Qualcomm S3 (QCC307x);

Com a integração das tecnologias do Snapdragon Sound, o usuário terá acesso a:

  • Tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC);
  • Qualcomm aptX™ Adaptive, suporta áudio aptX™ Lossless;
  • Voz de banda ultralarga Qualcomm aptX™ Voice;
  • Codec de áudio Aqstic™ e amplificador de alto-falante inteligente (WCD938x e WSA883x);
  • Suite de comunicações de áudio e voz da Qualcomm.
Funcionamento da plataforma Snapdragon Sound. Fonte: Qualcomm

Aprimoramento no cancelamento de ruído ativo adaptável da Qualcomm

De acordo com a Qualcomm, sua tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) utiliza agora um bloco de hardware dedicado em sua plataforma de som e foi aprimorada. Em sua terceira geração, a empresa diz que implementou filtros que permitem um desempenho ainda maior do ANC Adaptativo, resultando em um cancelamento de ruído mais forte, amplo e profundo comparado com os concorrentes.

Segundo a Qualcomm, a nova geração de sua tecnologia de cancelamento de ruído ativo é capaz de se adaptar ao ruído do vento e também a alguns ambientes em que o usuário está, evitando que ruídos estridentes sejam gerados.

Aptx Lossless: o novo codec de áudio Bluetooth "sem perdas" da Qualcomm

Anunciado no início de setembro de 2021, o aptX Lossless é uma tecnologia de áudio Bluetooth derivado do codec aptX Adaptive que utiliza recursos da tecnologia Snapdragon Sound, que é a junção de hardware (chipset) e softwares desenvolvidos pela Qualcomm com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de sinal e som possíveis.

Para conseguir oferecer uma transmissão de áudio sem perdas equivalente a qualidade de som proporcionada por um CD (16 bits/44,1 kHz), a Qualcomm utilizou tecnologias baseadas no codec aptX Adaptive e fez com que elas trabalhassem em conjunto com o Bluetooth High Speed Link, outra tecnologia desenvolvida pela empresa para possibilitar uma transferência de dados maior. Dessa forma, a Qualcomm conseguiu um bitrate de 1,1 Mbps. As principais características do Qualcomm aptX Lossless são:

  • Suporte à qualidade de áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits)
  • Projetado para chegar na qualidade de áudio lossless do CD através do link Bluetooth
  • O usuário pode selecionar entre áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits) ou áudio Hi-Res (24 bits/96 kHz) com perdas.
  • Detecção automática para habilitar o áudio lossless (qualidade de CD) quando a fonte está reproduzindo arquivos sem perdas.
  • Bitrate (taxa de transmissão de dados) - Aproximadamente 1,1 Mbps.