Foi lançado nesta terça-feira, 19 de fevereiro, a mais nova placa de vídeo da NVIDIA, a GeForce GTX Titan, a placa de vídeo mais rápida da atualidade; ela possui 14 SMX e 2.688 núcleos CUDA, alcançando picos em torno dos 4,5 teraflops de desempenho.

A novíssima GeForce GTX Titan conta também com uma interface de memória de 384 bit, e com nada menos que 6 GB GDDR5, sendo que permite ao usuário executar todos os títulos disponíveis na atualidade com as resoluções mais altas possíveis. Mas não é só isso que essa maravilha traz junto consigo; ela inclui 288,4 GB/s de largura de banda da memória e uma taxa de preenchimento de 187,5 Giga Texels por segundo.

A sua denominação fora dada em homenagem ao computador do Laboratório Nacional Oak Ridge, que em novembro de 2012 se tornou o computador mais rápido do mundo, o mesmo na época possuía uma placa de vídeo GPUs NVIDIA Tesla K20X.

A nova GTX Titan foi desenvolvida também para usar menos energia, sendo assim, ela gera menos calor, tendo um melhor desempenho. A NVIDIA não passou informações a respeito do valor que será cobrado ao produto no Brasil, sendo que no exterior estima-se que ela deverá custar em torno dos US$ 999.00. A GPU GeForce GTX Titan deve chegar ainda essa semana às lojas norte americanas.