Um grupo de pesquisadores irá iniciar o Projeto Cérebro Humano (HBP, na sigla em inglês), ao qual pretende desenvolver um supercomputador que será capaz de pensar como um cérebro humano. Para o projeto, o grupo conseguiu um financiamento inicial de 1,6 bilhão.

Mais de 200 cientistas espalhados por diversas instituições irão trabalhar nos próximos dez anos para tentar mapear as conexões cerebrais em busca de um melhor entendimento de como desencadeiam as emoções, pensamentos volitivos e até mesmo a consciência humana.

O objetivo do supercomputador é que ele rode um simulador multicamadas, progressivamente escalonado. Conforme os cientistas, o HBP irá construir novas plataformas para a computação neuromórfica e neurorrobótica, e assim, permitir o desenvolvimento de novos sistemas computacionais e também robôs totalmente baseados nos circuitos do cérebro.

O ideal dos cientistas será reconstruir o cérebro humano pedaço por pedaço e na sequencia transferir tais componentes cognitivos para o supercomputador abrangente.  "O suporte ao HBP é um passo crucial dado pela EC (Comissão Europeia) para possibilitar avanços no nosso entendimento de como o cérebro funciona", avalia Torsten Wiesel, laureado no Nobel sueco.

"O HBP vai ser a força motriz para o desenvolvimento de computadores novos e ainda mais avançados para lidar com a massiva acumulação de informações sobre o cérebro, enquanto os neurocientistas estão prontos para usar essas novas ferramentas em seus laboratórios", continua Wiesel, em nota.

Os pesquisadores possuem outros interesses com esse estudo, como contribuir no tratamento de distúrbios neurológicos como o mal de Parkinson e Alzheimer.