Dicas básicas de SEO que todos devem saber

Não podemos descuidar do SEO das nossas páginas, muitos casos, com alterações simples no código-fonte podemos notar um resultado muito relevante. Noto que muitos dos sites que acesso, e “futrico” no código-fonte, pecam em coisas básicas como as listadas nesse post.

Por | @daniellbastos Marketing Digital

Estou trazendo à vocês algumas dicas básicas de SEO que todos devem saber e trabalhar em seus sites.

Criamos nossos sites para que sejam acessados, certo? Então não podemos descuidar do SEO das nossas páginas, muitos casos, com alterações simples no código-fonte podemos notar um resultado muito relevante. Noto que muitos dos sites que acesso, e “futrico” no código-fonte, pecam em coisas básicas como as que vou mostrar abaixo:

SEO Geral para seu site:

URL amigáveis: Se eu lhe enviasse um link com a seguinte URL: http://dominio-do-site.com.br/?cate=152. Você saberia me dizer do que se trata essa URL? O Google também não saberia, e se eu lhe enviasse essa URL: http://dominio-do-site.com.br/livros/. Assim fica claro que o link trata de livros. Dependendo da tecnologia que você está utilizando, isso pode dar mais trabalho, mas vale a pena pois o resultado é muito positivo.

Descrição (description): Única por página. Resuma o conteúdo da página em poucos caracteres, e tente ser o mais claro para que as pessoas entendam o conteúdo que possui aquela página, assim atraindo mais acessos (seja criativo para atrair a atenção dos usuários com poucos caracteres). Use mas não abuse! Poderá ser penalizado caso você repita muitas vezes uma palavra relevante à sua página, não corra esse risco.

Palavras-chave (keywords): Únicas por página. Assim como o conteúdo de cada página é diferente um do outro, as palavras-chave também devem ser. Muitos dizem que para o Google as keywords já são irrelevantes, mas acredito que não custa manter essa linha de código em seu site. Use mas não abuse! O Google também pode penalizar seu site caso você adicione muitas palavras-chave, não vale a pena correr esse risco.

Não faça o usuário esperar seu site carregar! O Google penaliza sites que demoram muito para serem carregados, por isso, dê importância a experiência do usuário.

Conteúdo! O conteúdo é a chave do negócio. Você deve ter conteúdos de qualidade com atualizações frequentes. Isso sim trará acessos para seu site.

URL Amigável + Título da Página + Descrição + Conteúdo: Faça com que apareça nesses quatro ítens o conteúdo chave da página de destino. Isso faz com o que o Google entenda que, realmente, aquele link trata do assunto pesquisado pelo usuário.

Título das páginas:

Essa é básica de mais né? Para o Google é de extrema importância que as palavras-chave da pesquisa do usuário estejam no título da página. Recomendo deixar o nome da sua empresa para o final do título. Ao invés de usar o título da página como “Nome da Empresa - Turismo em Santa Catarina, venha conhecer a cidade mais fria da Brasil”, utilize “ Turismo em Santa Catarina, venha conhecer a cidade mais fria da Brasil - Nome da Empresa”. O Google reduz títulos muito grandes, por isso dê preferência as palavras-chave no início da frase. Título único por página: Se o conteúdo da página é diferente, o título também deve ser diferente.

Título do conteúdo é com: h1, h2, h3... h6:

Sempre utilize essas tags para definir os títulos das página. Utilize, mas não abuse, e respeite a hierarquia das tags.

Links:

Sempre utilize a propriedade title. Escreva algo realmente relevante sobre. Não, eu não clico aqui! Não precisa nem ser muito criativo, ao invés de colocar em sua página “Clique aqui para ver nossas promoções”, utilize algo parecido como “Veja nossas promoções”.

Imagens:

Nomeie as imagens de acordo com o que elas mostram. Se você vai adicionar a logo no seu site, não utilize uma imagem com o nome “logo.png”, que tal “nome-da-empresa-logo.png”? Não dá tanto trabalho comparado com o retorno que isso proporciona.

E os deficientes visuais, o que ele enxergam? As pessoas com problemas visuais (sim, o Google também é “cego”) não conseguem definir que aquela imagem é a logo da sua empresa, ou que aquela imagem representa um produto. É justamente para isso que utilizamos a propriedade alt nas tags img! Explique nessa propriedade o que aquela imagem representa, ex.: alt=”Nome do produto - foto de frente”, alt=”Nome do produto - foto de lado”, etc. (Utilize também a propriedade title nas tags img, pois alguns mecanismos de buscas e navegadores não reconhecem o alt).

 

Por hora, é isso pessoal! Um grande abraço à todos e espero que seja útil para vocês! E não se limite ao básico de SEO, vá em busca de novas informações, pois essa é uma área que vale cada centavo de investimento.

Em caso de dúvidas, críticas ou elogios. Comentem!

Mais sobre: seo, html, google
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários