Os dados são do relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também soma as compras em sites de vendas como Mercado Livre e conteúdos digitais como e-books, este último com aumento de 100% em relação ao ano anterior.

O estudo da ABComm afirma que em 2012, 9 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online. Os produtos mais buscados pelo público feminino foram roupas, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos.

O presidente da ABComm, Maurício Salvador, disse que o ano do e-commerce brasileiro foi muito positivo, superando as expectativas iniciais. "Podemos dizer que os resultados satisfatórios estão aliados ao aumento do consumo na internet e a entrada de grandes grupos internacionais, como a Amazon, que trouxe oxigênio para o mercado", ressaltou.

Em novembro do ano passado, o comércio eletrônico vendeu R$ 217 milhões em produtos em um único dia, através da terceira edição da "Black Friday" no Brasil.

Em 2013, Mauricio acredita que o consumidor está mais confiante para realizar compras na internet, e estará disposto a pagar por materiais digitais como, filmes, músicas e ebooks. Segundo ele, o comércio de smartphones e tablets ajuda e muito no crescimento deste mercado em franca expansão.