Mudança de logotipo após 25 anos, Windows 8... Sem dúvida, 2012 foi um grande ano para a Microsoft, repleto de novas coisas e inovações. A empresa investiu bastante em lançamentos e em tablets e smartphones. O resultado foram inúmeras novidades para todos os tipos de usuários, tanto para os de desktop quanto para os de mobile. E os softwares já existentes não ficaram para trás. Várias produtos receberam atualizações, tanto na parte funcional quanto gráfica.

Com todas essas novidades e atualizações, a empresa espera ter dado o recado de que uma nova era começou e que está na briga em todos os setores, tanto desktop quanto mobile.

Vamos ver cinco eventos importantes da Microsoft nesse ano e seus lançamentos, que devemos ficar atentos para novidades.

O NOVO WINDOWS 8

O novo sistema operacional trouxe inúmeras coisas novas. Lançado no final de outubro, o novo Windows 8 possui quatro versões diferentes: o convencional, a versão Pro (para pequenas e médias empresas, além de usuários mais avançados), Enterprise (grandes corporações) e o Windows RT - específico para tablets e aparelhos com processadores NVIDIA, que utilizam a arquitetura ARM.

Você pode ver AQUI as principais características do Windows 8 e suas principais diferenças em relação ao seu antecessor.

O SURGIMENTO DO WINDOWS PHONE

Com direito a presença da atriz Jessica Alba, o Windows Phone também foi lançado no final de outubro. É definitivamente um grande passo para a Microsoft na busca de conquistar o mercado de telefonia móvel. E o lançamento foi marcado pela forte e agressiva defesa da empresa, isso pois se preocupou em destacar os diferenciais de seu novo produto ante a concorrência do iOS (Apple) e do Android (Google). Pela primeira vez, a companhia mostrou as vantagens que identifica no seu sistema em comparação com os principais dispositivos concorrentes.

ADEUS, MESSENGER. OLÁ, SKYPE.

Um dos pontos que repercutiu bastante no ano passado foi o anúncio do fim do MSN (Windows Live Messenger). Isso porque a Microsoft investiu pesado no Skype e agora quer torná-lo o software de comunicação mais usado no planeta. Sua nova versão agora traz integração com o Messenger e com o Facebook, além de oferecer o recurso de videoconferências para conquistar o publico corporativo.

Caso você tenha perdido a notícia, veja AQUI como realizar a migração do serviço e não perder seus contatos!

TABLET TIME! O MICROSOFT SURFACE!

E então a Microsoft entrou no ramo dos Tablets. Lançado em duas versões (Surface para plataforma x86 e Surface RT para plataforma ARM, fabricada pela NVIDIA), um dos assessórios de destaque é uma capa que contém um teclado. Batizada de Touch Cover, ela se conecta ao Microsoft Surface por meio de imãs, tampando apenas a tela do tablet quando fechada. Quando a capa está aberta, o tablet e o teclado juntos parecem um laptop.

Com configurações invejáveis e um design espetacular, a Microsoft supreendeu ao criar o seu próprio produto e não copiar especificações da concorrência. O resultado é algo bonito visualmente e fácil de utilizar!

CARA NOVA

Após 25 anos, a Microsoft alterou o seu logotipo.  Segundo ela, reflete as mudanças que a companhia tem feito nos últimos anos e seus novos produtos como o Windows Phone, o Windows 8, o videogame Xbox e o tablet Surface. Com isso, diz que entra definitivamente em uma "nova era". O logotipo utiliza a mesma fonte Segoe, usada em outros produtos da companhia. O símbolo, por sua vez, trata-se de um quadrado dividido em quatro partes nas cores vermelha, verde, azul e amarelo, tudo representando a diversidade de produtos, disse o executivo.