De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as redes 4 G irão entrar em funcionamento no Brasil antes da Copa do Mundo de 2014. O ministro, em uma passagem por São Paulo, na última quarta-feira (26), garantiu que há tempo suficiente para resolver todos os entraves com a construção da nova infraestrutura.

Conforme o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras que adquiriram licenças 4G terão que colocar as novas redes em operação nas seis cidades-sede da Copa das Confederações até o dia 30 de abril de 2013.

Seguindo o cronograma, até o dia 31 de dezembro de 2013, as redes 4G precisarão cobrir as 12 cidades-sede da Copa e, em maio de 2014, o serviço precisa alcançar todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes.

A regulamentação para compartilhar antenas para acelerar a construção das novas sedes deverá sair até o próximo mês, disse o ministro Paulo Bernardo.  O ministro ainda frisou que o governo está trabalhando para sanar os problemas relativos à construção das redes para a Copa das Confederações.

Paulo Bernardo aproveitou a oportunidade e disse durante inauguração do data center da Embratel em São Paulo que a "3G vai servir a população por muito tempo. Mas eu acho que as pessoas vão migrar rapidamente para 4G".