Pelo que tudo indica agora a Índia entrará nas missões espaciais, pelo menos foi o que declarou o seu primeiro-ministro Manmohan Singh nesta última quarta-feira, 15 de agosto.

De acordo com Singh, o gabinete da Índia recentemente aprovou a Missão Orbital de Marte, onde o país buscará impulsionar a ciência do país e o setor de tecnologia. Em seu pronunciamento, Singh disse que, "Com essa missão, nossa nave espacial chegará perto de Marte e coletará informações científicas importantes... a missão será um grande passo para nós na área da ciência e tecnologia".

Se realmente a Índia enviar uma nave espacial ao planeta vermelho, o país será o sexto a realizar esse tipo de missão; missões essas já realizadas por países como os Estados Unidos, Rússia, Japão, China e União Europeia. Vale lembrar que as sondas enviadas pelo Japão e China, jamais chegaram a Marte.

Mas o anúncio feito pelo primeiro-ministro da Índia não agradou toda a população, onde o mesmo conseguiu atrair algumas críticas a respeito e os indianos disseram que o governo de Singh deveria priorizar e satisfazer as necessidades básicas das pessoas, como por exemplo, a eletricidade.

Mas para, U.R. Rão, a missão não é uma prioridade equivocada, e disse que, "Se temos de prosseguir na ciência espacial e realizar pesquisas de ponta, temos que trabalhar em tais missões".