Terça-Feira, 10 de julho de 2012; de acordo com matéria publicada no site português, www.publico.pt, a decisão de extradição de Kim Dotcom, criador e dono do site Megaupload, dos Estados Unidos ocorrerá somente em março de 2013, isso tudo de acordo com a complexidade que o processo adquiriu.

Conforme o site português, um tribunal neozelandês interferiu no processo, alegando irregularidade nas buscas a mansão de Dotcom em janeiro. A justiça do país em questão alegou que a decisão do FBI de copiar dados do computador do criador do site Megaupload e ainda levá-los para os Estados Unidos foi uma medida ilícita.

Vale lembrar que Kim Dotcom e mais três executivos do site foram presos em janeiro, quando uma operação internacional contra a pirataria a informática orquestrada pelo FBI os pegou. Para a justiça norte-americana, os sete executivos envolvidos no caso Megaupload, incluindo os quatro membros detidos na Nova Zelândia por delitos de pirataria a informática, são acusados de terem levado a indústria cultural norte-americana a um prejuízo de mais de US$ 500 milhões.

Sendo que claro, todos os acusados negam qualquer envolvimento numa rede que tinha como objetivo violar direitos autorais, argumentando que o site era legítimo no que partilhava. Kim Dotcom caso seja condenado, poderá enfrentar uma pena de prisão entre 5 a 20 anos de detenção.