Resenha do livro Como abrir uma LOJA VIRTUAL de sucesso

O livro escrito por Mauricio Salvador traz ao leitor uma forma de abordagem clara para quem está iniciando na área de comércio eletrônico. Dicas em todos os capítulos foi o que mais me atraiu, coisas que as vezes passam despercebidas, no livro são apresentadas para que você tenha consciência...

Por | @nmuller99 E-commerce

Título: Como abrir uma LOJA VIRTUAL de sucesso

Autor: Maurício Salvador

Editora: Gramma

ISBN: 2147483647

Ano: 2010

Páginas: 141

Acabamento:

Origem: Nacional

Formato: Médio

Resenha em: 19/03/2011

Resenha do livro Como abrir uma LOJA VIRTUAL de sucessoO livro escrito por Mauricio Salvador traz ao leitor uma forma de abordagem clara para quem está iniciando na área de comércio eletrônico. Dicas em todos os capítulos foi o que mais me atraiu, coisas que as vezes passam despercebidas, no livro são apresentadas para que você tenha consciência que por mais meras que sejam podem ser cruciais para a qualidade da sua loja, ou até mesmo para que você tenha uma boa conversão de visitas em compras.

Capítulo 1


Ele apresenta as informações gerais sobre comércio eletrônico, o que é e como anda a situação no Brasil. Expõe oportunidades tanto para empreendedores, varejistas ou fabricantes. Mostra também onde estão estas oportunidades no setor. Apesar de ser um livro restrito ao público acima, qualquer pessoa que planeja abrir uma loja virtual deve ler este livro.

Capítulo 2


O capítulo 2 trata a parte burocrática de tudo, mostra os passos que você precisa para abrir a empresa, como escolher o nome. Apresenta de forma clara todos os passos que você precisa seguir para a abertura e legalização da empresa. Também traz informações sobre os custos ou investimentos que deverão ser feitos na abertura da loja.

Capítulo 3


Depois da abertura, o livro aborda qual plataforma de comércio eletrônico você deve escolher. Há ferramentas pagas e ferramentas gratuitas, no livro é abordado a diferenciação entre ambas, apresentando comparativos que farão com que você possa pesquisar e então decidir a melhor forma de trabalho. Além disto você também recebe dicas de cadastro dos departamentos, categorias e marcas.

Capítulo 4


A parte trabalhosa vem aqui. Encontrar fornecedores de produtos, pessoas para trabalhar como (webdesigner, webmaster, SEO e SEM, fotógrafos) ou tudo em uma agência de publicidade. São feitos comparativos entre as pessoas e serviços necessários, e também você precisará de um provedor de hospedagem para manter sua loja online.

Capítulo 5


Talvez o principal, apresenta como criar o conteúdo da loja virtual. Como é a melhor forma de abordar o conteúdo, como tirar as fotografias para os produtos, conteúdo cross sell, opinião de consumidores, informações de segurança são tópicos abordados neste capítulo.

Capítulo 6


Neste fala sobre as formas de pagamento. Quais os meios de pagamentos que serão contratados, se você vai negociar diretamente com as operadoras financeiras ou fará uso dos módulos de pagamentos disponíveis no mercado. O capítulo aborda também análise de risco e como se ver livre dela.

Capítulo 7


Neste capítulo é abordado a parte para agregar valor a loja, se credenciando a selos de qualidade disponíveis no mercado, os selos são de qualidade e de segurança.

Capítulo 8


O capítulo 8 fala sobre o marketing direto para a loja. Como divulgar a loja virtual, como você faz uma pesquisa de mercado, onde divulgar, aborda também o uso de e-mail marketing que ainda é o mais utilizado e o que mais converte visitas em compras (quando bem realizado). Técnicas de SEO e SEM, comparação de preços e redes sociais também estão no capítulo.

Capítulo 9


Este trata sobre a logística. Estoque envio, rastreamento de pedidos, controle do estoque, custo de estoque e segurança do estoque.

Capítulo 10


Quando você vende precisa ter noção de como andam os resultados da loja para que possa direcionar possíveis investimentos, este capítulo aborda as medidas de resultados. O uso de ferramentas de monitoramento e formas de conhecer seu visitante e cliente.

Capítulo 11


Não basta vender, tem que atender bem, o capítulo 11 trata sobre o pós venda, formas de atendimento como mensageiros instantâneos, chat online, telefone e etc.

O capítulo 12


Este trata sobre conclusões da abertura de uma loja virtual

Capítulo 13


São os índices de referências utilizados no livro.

Conclusões:


O livro tem 143 páginas com conteúdo fácil de ler e pode ser muito bem lido no final de semana assim você consegue sintetizar toda a informação passada. Para quem está iniciando no ramo de comércio eletrônico este é o livro para você ter os primeiros contatos e um rumo a seguir.

Release do livro:


Segundo pesquisa feita pela e-bit, empresa de informações de e-commerce, entre 2007 e 2008 a participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico brasileiro aumentou 6%, enquanto a dos grandes caiu 3,3%. A barreira de entrada dessas pequenas e médias empresas no varejo eletrônico é pequena. No entanto, são poucas que conseguem sobreviver ao primeiro ano de vida, devido, principalmente, à falta de planejamento e conhecimento do mercado.

Atento a essa demanda por conhecimento do setor, Mauricio Salvador lançará, pela Editora Gramma, o livro "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso", baseado em experiência adquirida ao auxiliar mais de 500 pequenas e médias empresas a venderem seus produtos pela internet. Na obra, o autor traz informações valiosas sobre o que empresários, profissionais liberais e empreendedores devem fazer para começar a vender pela web.

O livro mostra as principais ferramentas para criação de uma loja virtual, dicas de plataformas de e-commerce, como tirar boas fotos de produtos, redação de textos, como obter comentários dos compradores, ferramentas de marketing, redes sociais, análise de métricas, gestão de logística, controle de estoques e atendimento aos clientes.

SOBRE O AUTOR:

Resenha do livro Como abrir uma LOJA VIRTUAL de sucessoMauricio Salvador é fundador e coordenador da Ecommerce School. Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias em Negócios, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit Informação, empresa de informações de comércio eletrônico do Grupo BuscaPé, atendendo diretamente clientes como Claro, Pernambucanas, Wal-Mart, Saraiva, Polishop, Ponto Frio, MasterCard, entre outros. Professor nos cursos de MBA da Universidade Anhembi Morumbi e MBA da FIA/PROVAR. Professor de Ecommerce e Online Marketing na Universidade da Califórnia - Berkeley, Mauricio estruturou as áreas de e-commerce e Online Marketing de startups em São Francisco. Atualmente é CEO da iHouse eCommerce Agency. Contato: 11.3717-3344, 11.8133-7543 ou mauricio@ecommerceschool.com.br

[relatorio]

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