Como bem sabemos, conectar-se à internet móvel no Brasil nem sempre é tarefa fácil, sendo que muitos usuários já tiveram dificuldades em acessar serviços por falta de sinal ou mesmo baixa velocidade. Levando em consideração isso, cada vez mais os consumidores estão em busca de uma boa qualidade de serviço e com preço justo.

4G no Brasil. Qual a operadora mais rápida?
4G no Brasil. Qual a operadora mais rápida?
De acordo com um estudo realizado pela Melhor Plano, uma startup especializada em comparação de planos de telefonia, e uma análise de qualidade da OpenSignal divulgada em junho de 2017, as operadoras Claro e Nextel mostraram o melhor desempenho da internet 3G e 4G no país.

No que diz respeito a velocidade geral, a Claro possui a internet móvel mais veloz do país, atingindo uma média de 29,2 megabits por segundo (Mbps). Na segunda colocação aparece a Vivo, que atingiu 20,6 Mbps.

  1. Claro: 29,21 Mbps
  2. Vivo: 20,59 Mbps
  3. Oi: 15,27 Mbps
  4. TIM: 13,47 Mbps

A Nextel também obteve um bom desempenho, porém, vale ressaltar que foi avaliada somente pelo 3G, já que ela cobre apenas os estados do Rio de janeiro e São Paulo com a tecnologia 4G. A empresa apresentou uma média de 4,61 Mbps. Para completar, conseguiu o primeiro lugar de latência em tal frequência.

Veja também: Motorola é a marca mais vendida de smartphones no Brasil

A Claro acabou ganhando em latência no 4G, ao lado da TIM. Esse dado avalia o tempo gasto para que os dados naveguem pela rede, assim sendo, quanto menor a média de tempo gasto, mais ágil é o serviço.

Em relação aos valores dos planos, os resultados apontam que a economia em um plano de internet está mais relacionada a quantidade de dados contratados no pacote do que a operadora em questão. O valor do GB pode variar até R$ 39 dentro de uma mesma empresa. Mesmo assim, a Claro também se destacou, chegando a valores menores em comparação com as demais operadoras.

Os dados da Teleco mostram que a TIM possui a maior cobertura 4G do país, e segundo o Melhor Plano a cobertura das empresas é: 

  • Tim 1255 cidades
  • Claro 598 Cidades
  • Vivo 516
  • Oi 284 cidades
  • Nextel 10 cidades