Um novo estudo, realizado pela OpenSignal, revelou o estado das redes de internet móvel no Brasil. Como já era de se esperar, o resultado não é animador, e o país aparece entre as últimas posições da América do Sul no quesito "disponibilidade de rede", que leva em consideração o tempo em que os assinantes de rede 4G ficam conectados na rede.

A OpenSignal analisou sete quesitos, destes, a Vivo ficou em primeiro lugar em quatro e empatou em duas com suas concorrentes. A TIM, por sua vez, apareceu em três primeiros lugares, porém, dividiu eles com as concorrentes. A Nextel, que possui cobertura limitada no país, foi a única a ganhar um primeiro lugar, além da Vivo, sem dividir o posto.

Para o levantamento, a OpenSignal levou em consideração dados de 45 mil usuários de todo o Brasil, com 85 milhões de testes. Tais testes foram realizados entre fevereiro e abril deste ano.

Disponibilidade

O quesito mais importante avaliado pela OpenSignal é a "disponibilidade de rede". A avaliadora não considera o tamanho da área coberta pela 4G das operadoras, mas sim a quantidade de tempo que os clientes ficam conectados ao LTE.

Assim, a Vivo apareceu na frente, com 56,8% do tempo de conexão fixada no 4G. Em seguida, aparece a TIM, com 56,2%, e assim, com empate técnico.

Tal medição é realizada pela consultoria através de aplicativos instalados nos smartphones dos clientes das cinco maiores operadoras do Brasil. A Nextel, por oferecer o serviço apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, não entrou na comparação.

Velocidade

De acordo com a OpenSignal, a Vivo é a única operadora que melhorou o seu desempenho. As concorrentes mantiveram sua métrica ou mesmo apresentaram queda. A Vivo também possui mais que o dobro da velocidade médica da TIM no 4G e cerca de 50% a mais que a Oi e Claro.

Latência

Neste quesito, a Vivo aparece na pior colocação, sendo que é a operadora que mais demora para enviar dados para os seus clientes. Em primeiro lugar, aparece a TIM e Oi empatadas.