Google encerra de vez o seu Google Talk. O serviço de bate-papo da companhia não vem sendo usado há algum tempo, porém, agora, ele está oficialmente fora de circulação.

O fim da plataforma teve início ainda em 2015, no entanto, foi em março deste ano que o Google revelou uma data para o fim definitivo do Talk. Assim sendo, ninguém mais terá acesso ao serviço.

Google Talk chega ao fim
Google Talk chega ao fim

O serviço, que também era chamado de GTalk, inaugurou em 2005 e foi bastante utilizado antes da chegada do Hangouts, em 2013. Após isso, o Google começou a dar preferência para o seu novo serviço, e "forçou" a migração dos usuários, integrando o Hangouts aos seus outros serviços online.

O GTalk, até poucos dias atrás, ainda estava sendo utilizado por algumas pessoas através do Gmail. Agora, no entanto, os usuários irão encontrar uma nova alternativa no lugar, o Hangouts.

O fim do aplicativo não pode ser considerado uma surpresa, ao contrário, muitos ainda nem sabiam que ele continuava ativo. Muitos usuários já começaram a receber um anúncio solicitando a migração para o Google Hangouts.

Vale mencionar que o Google liberou um modo para que os usuários possam usar o Hangouts com um pouco de estética do seu antecessor. Para isso é necessário permitir uma configuração "Dense Roster". Aos mais saudosistas, vale a pena experimentar!