A internet está repleta de informações das pessoas, isso é fato. Desta vez, um novo site promete reunir dados pessoais de milhares de brasileiros para quem quiser ver. Para isso, basta acessar a página e procurar por um nome específico para descobrir informações como endereço residencial, telefone celular e endereço de email.

Ao verificar a página pudemos constatar que as informações realmente são verídicas, porém, em alguns casos, os dados estão desatualizados, ou seja, o endereço e até mesmo o número de telefone não estão sendo mais usados pela pessoa procurada.

Telefone Ninja, sabe os seus dados
Telefone Ninja, sabe os seus dados

Os administradores da Telefone.Ninja apresentam-se como uma lista telefônica online e dizem que todo o material divulgado na página foi obtido de modo legal através de listas telefônicas públicas.

Remoção de dados

A boa notícia é que qualquer pessoa que se sinta incomodada com suas informações expostas poderá solicitar a remoção dos dados. Para fazer isso é necessário acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer a solicitação através de um link próprio encontrado no local. Vale ressaltar que, como a página solicita com frequência a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, os seus dados poderão voltar.

Para garantir que os dados não apareçam mais na página é necessário  entrar em contato com a sua operadora de celular.

Perigo

Ao que tudo indica, a página realmente está funcionando de modo legalizado. Inicialmente, conforme mencionado em outros sites, a suspeita era de que o possível uso da página pudesse enviar vírus e malwares aos usuários. No entanto, após uma análise feita pela empresa de segurança Kaspersky tal possibilidade não foi encontrada.

A Telefone.Ninja está hospedada na Hungria, sendo assim, a manutenção fora do Brasil acaba dificultando a ação da Justiça.

Mesmo assim, caso a remoção de dados não seja atendida pelo site é possível acionar a Justiça.

Outra vez teve o site Tudo sobre Todos que também apresentava informações e causou na internet.