Três cidades brasileiras já fecharam o processo de votação para definir os domínios que os internautas poderão utilizar para identificar sites locais.

Através de nota, na terça-feira (6), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR informou que João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) serão os três primeiros municípios do Brasil a terem personalização sob o "br".

jampa.br
jampa.br

O primeiro deles a entrar no ar com o sufixo "jampa.br", de João Pessoa, passa a valer a partir do meio-dia de 8 de junho. Em seguida vem "floripa.br", de Santa Catarina (12/6), e "poa.br", de Porto Alegre (14/6).

A campanha de votação teve início ainda em maio, quando o NIC.br abriu a possibilidade de que cidades com mais de 500 mil habitantes pudessem escolher os seus próprios domínios. No total, 46 municípios puderam participar.

A votação pode ser acompanhada através do site cidades.registro.nic.br. Grande parte das disputas acontece sem que haja muita concorrência, como é o caso de Maceió (AL) e Porto Velho (RO), em que as onde as respectivas opções "mcz.br" e "pvh.br" estão disparadas na frente. Porém, em lugares como Londrina (PR) e Belo Horizonte (MG), há disputas mais acirradas.