Como a população das grandes cidades vem aumentando cada vez mais espera-se que em 2050 existam em torno de 23 cidades com mais de 10 milhões de habitantes, considerando-se que mais da metade da população mundial está concentrada nas grandes cidades.

Confira a lista das 10 maiores cidades do mundo.

 1ª - Tokyo

A Metrópole do Japão é a mais populosa do mundo com 37,832 milhões de habitantes segundo dados de 2016. Tokyo é o principal centro financeiro, comercial, educacional, político e cultural do Japão, possui o maior número de sedes de empresas comerciais, instituições de ensino superior, assim como de teatros e outros estabelecimentos comerciais e culturais do país.

Além disso, conta com um sistema de transporte público super desenvolvido, com inúmeras linhas de trens, metrô e ônibus, bem como o Aeroporto Internacional de Tokyo.

2ª - Shanghai

É a maior cidade da República Popular da China e é considerada uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com 34.000 milhões de habitantes de acordo com dados do ano de 2010. É considerado ainda o maior centro comercial e financeiro da China continental.

Shanghai

3ª - Jakarta

Situada na ilha de Java, Jakarta é a capital da Indonésia e a maior cidade do país. De acordo com levantamento populacional de 2015, é povoada por 31.689 milhões de pessoas. Jakarta ainda é dividida em cinco cidades (5 kota) e cada uma administrada por um prefeito diferente.

São elas: Jacarta Central (Jakarta Pusat), Jacarta Ocidental (Jakarta Barat), Jacarta do Sul (Jakarta Selatan), Jacarta Oriental (Jakarta Timur) e Jacarta do Norte (Jakarta Utara).

Jakarta

4ª - Seoul

É a capital e a maior metrópole da Coreia do Sul, com 25.514 milhões de habitantes de acordo com dados de 2016. Foi eleita nove vezes pelo Conselho Nacional de Aeroportos como sendo a cidade que possui o melhor aeroporto do mundo, entre os anos de 2005 à 2013, Aeroporto Internacional de Incheon. Além disso, seu sistema de metrô é um dos mais extensos do mundo. 

Seoul

5ª - Guangzhou

Cidade da República Popular da China, localizada ao sul do país, cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, é considerada um importante centro portuário do país, povoada por 25.000 milhões de pessoas segundo dados de 2010. Atualmente, é a sede da maior feira mundial de importação e exportação.

Guangzhou

6ª - Beijing

Pequim é a capital da República Popular da China e uma das metrópoles mais populosas do mundo, com 24.900 milhões de habitantes conforme dados de 2010. 

De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Pequim possui sete Patrimônios Mundiais; Palácio de Verão, Templo do Céu, Cidade Proibida, Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, Grande Muralha, Zhoukoundian e o Grande Canal.

Beijing

7ª - Karachi

É a cidade mais populosa do Paquistão e a capital da província de Sinde, no sul do país. É o centro financeiro, comercial e portuário do país. Conta com 27.500 milhões de habitante de acordo com os dados obtidos em 2016, é conhecida pela sua vivacidade como a "cidade das luzes".

Karachi

8ª - New York

É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo, conta com 23.723 milhões de habitantes conforme dados de 2015.

Com quase 50 milhões de visitantes anuais Nova Iorque se tornou um dos principais pontos turísticos. A Times Square conhecida como a "encruzilhada do mundo" localiza-se lá, é uma região muito iluminada que concentra famosos teatros de Broadway, é um dos maiores cruzamentos de pedrestes do mundo considerado um importante centro da indústria do entretenimento mundial.

O distrito financeiro de Nova York atua como um dos maiores centros financeiros do mundo, ancorado pelo Wall Street em Lower Manhattan, é também a morada da maior bolsa de valores do planeta pela capitalização de mercado de suas empresas listadas, Bolsa de Valores de Nova York.

9ª - Shenzhen

Localizada na província de Guangdong, ao sul do país, Shuenzhen é uma das maiores e mais importantes cidades da China, povoada por 23.300 milhões de pessoas segundo dados de 2010. É considerada um dos principais centros urbanos, financeiros, culturais e administrativos da China.

Shenzhen

10ª - New Delhi

É a capital da Índia com 26.454 milhões de habitantes de acordo com dados do ano de 2016. É conhecida pelos seus amplos bulevares e cercados de arvores e por ser sede de muitas instituições e monumentos nacionais.

New Delhi

São Paulo está na 12ª colocação com 21.2 milhões de habitantes conforme dados de 2016. É a capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul sendo a cidade mais populosa do Brasil.

Os números são baseados em regiões metropolitanas, a fonte é Wikipédia com dados retirados de 2014 a 2016. 

 E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos.