Embora que não tivesse muitas opções em periféricos, a Cooler Master se tornou uma das marcas preferidas dos brasileiros em 2014 e 2015 com o teclado Quickfire TK e o mouse Xornet II, ambos lançados como opções com uma relação custo-benefício absurdamente boa para a época. Como é normal com qualquer empresa, a Cooler Master mudou e teve que renovar seu catálogo, criando, assim, a linha Master Series.

Agora que a linha CM Storm foi extinta e os estoques de seus produtos estão sendo finalizados, a Cooler Master está oferecendo novidades de peso para substituí-la, como o novo mouse "CxB" dela, o MasterMouse S, um produto que promete fazer ainda melhor que o Xornet II, sendo muito mais que uma opção barata de alto desempenho para pegadas claw.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Neste review você vai conhecer um pouco mais sobre MasterMouse S, um produto promissor que utiliza alguns dos melhores componentes do mercado, cobrindo uma boa demanda de usuários que geralmente são meio esquecidos, pois ele é ambidestro e pequeno.

DESIGN

O MasterMouse S é um mouse de shape ambidestro, com botões laterais para destros, de tamanho pequeno e com curvas que favorecem bastante uma pegada claw ou finger, no entanto, ele pode sim ser uma opção para quem tem mãos pequenas e utiliza uma pegada palm. Caso você tenha uma mão grande, esqueça, este mouse não foi feito para você, pois ele provavelmente não ficará muito confortável em nenhuma pegada.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O mouse é feito totalmente em um plástico fosco de qualidade, praticamente o mesmo utilizado no Pro L, mas este é um tanto menos liso e mais aderente. O scroll do mouse é feito em um plástico transluzente, mas ele também é envolto em uma borracha com algumas texturas que melhoram a sua aderência.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Os únicos dois botões de macro ficam do lado esquerdo do mouse e são muito bem posicionados, garantindo que nenhuma pegada sofra com o risco de clicar sem querer em nenhum deles. Ao contrário do Pro L, o botão de troca de DPI fica na parte superior, atrás do scroll, mas ele também não é um problema, pois é bem posicionado.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O MasterMouse S possui duas áreas de iluminação, uma no scroll e outra na parte inferior traseira de sua carcaça, ambas feitas por apenas um LED, sendo bastante perceptível que a luz do scroll é mais fraca, assim como o material da peça também não é tão transluzente quando o da parte traseira. Existem 7 perfis de iluminação, sendo todos eles configuráveis de alguma maneira pelo software da marca.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O peso do mouse é um de seus aspectos mais positivos, ele pesa em média 89g, mas dentro dele ainda existe uma pequena peça de metal parafusada à carcaça, a qual pesa cerca de 10g. Removendo esta peça de metal, o peso do MasterMouse S fica absurdamente baixo, o que na minha opinião é extremamente positivo para um mouse de pegada claw ou finger.

Alguns usuários reportaram problemas de rattle no scroll do mouse logo nos primeiros lotes de venda, como se a peça estivesse solta dentro dele, no entanto, este problema aparentemente foi corrigido, pois o modelo que testamos é livre de qualquer ruído, por menor que ele pudesse ser.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

ESPECIFICAÇÕES

Estas especificações são fornecidas pelo fabricante:

  • Dimensões: 117 x 63.5 x 38 mm
  • Peso de 89g sem o cabo
  • 4 níveis de DPI ajustáveis (400 ~ 7.200 DPI)
  • Distancia de ativação de 2mm
  • Polling Rate de 1000 Hz
  • Processador de 32 bits ARM
  • Memória interna de 512kb
  • Sensor Pixart PMW3330
  • Switches OMRON 20M

SOFTWARE

O software do MasterMouse S é praticamente o mesmo do Pro L, ele deve ser baixado pelo Portal da Cooler Master e possui os mesmos recursos e funciona da mesma maneira. Inclusive, tive o mesmo problema que tive com o Pro L, do software modificando automaticamente a configuração do Windows de sensibilidade do mouse, mas pude resolver da mesma maneira.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

No software existem 3 guias principais: a de Controle Principal, a de Macro e a Biblioteca de perfis.

Na primeira, existem outras 5 abas secundárias: A de designação de funções para cada botão, na qual você pode escolher o que cada botão do mouse faz, podendo escolher desde funções básicas a até controle de mídia e reprodução de macros; A aba de configuração de funções extras para cada botão, que podem ser acessadas com uma espécie de "botão FN" configurável chamado de "Táticas de tempestade"; A de configuração de iluminação, na qual é possível ativar ou desativar diferentes efeitos selecionáveis por botões que forem designados para alternar entre cada efeito, assim como modificar cada um deles; A aba de configuração do sensor, na qual é possível configurar faixas de DPI, polling rate, prediction, LOD e até mesmo superfícies; e a aba de configurações do Windows, na qual você pode modificar valores do sistema operacional mais rapidamente, sem a necessidade de percorrer longos caminhos.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Para corrigir o problema da sensibilidade do Windows do mouse, vá até a aba "Sensibilidade de OS" e deixe a primeira chave no número 6, depois, clique em "Aplicar" para salvar. Isto aconteceu somente em um computador que testei o Pro L e o MasterMouse S, portanto, pode não acontecer com todos os usuários, mas ambos os mouses da marca podem ter este problema.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Na guia de Macros você pode configurar atalhos de comandos tanto do seu computador como do teclado, facilitando a utilização do recurso, que é extremamente fácil de utilizar.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Na última guia, a Biblioteca, ficam os perfis que você utiliza, podendo importar ou exportar novos perfis personalizados, os quais podem ser baixados na internet ou salvos em um disco móvel.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Como disse no review do Pro L, o software da Cooler Master para estes mouses me surpreendeu, ele possui muitos recursos úteis e diferentes, assim como é bastante fácil de utilizar. Você pode alternar entre cada perfil facilmente por uma série de botões que fica na parte de baixo do software, nos quais também você tem a liberdade de adicionar imagens para diferenciar cada um. O único aspecto que não me agrada é a necessidade de clicar em aplicar sempre que você conclui suas modificações em cada guia, pois caso não o faça, qualquer alteração não irá aparecer em outras abas que tenham alguma ligação com o que foi modificado.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

CONSTRUÇÃO INTERNA

Os switches principais são OMRON China, o "padrão do mercado"; os switches laterais são modelos táteis genéricos, os quais podem ser comprados às dezenas por centavos; os switches do scroll e de troca de DPI são modelos squared táteis genéricos, os quais também são bem baratos e vagabundos; O sensor é um Pixart PMW3330, uma espécie de PMW3310 melhorado; a MCU é uma Holtek HT32F52352, a mesma do Pro L; O codificador do Scroll é um modelo mecânico da TTC, um dos melhores do mercado, mais leve e fluido que o ALPS do Pro L; Os LEDs são modelos SMD pequenos, que provavelmente possuem uma durabilidade considerável.

Carcaça superior do MasterMouse S
Codificador mecânico TTC
Construção interna geral
PCB geral
LED
MCU HT32F52352
Switches OMRON China
Sensor Pixart PMW3330
Squared switches nos botões do scroll e DPI
Switches táteis genéricos nos botões de macro

Para o seu preço de R$155, este mouse fica bem acima do padrão mínimo de qualidade que costumamos exigirO MasterMouse S é muito bem construído internamente, sua carcaça passa uma boa sensação de segurança, pois o plástico parece ser bastante resistente e seus componentes e soldas são de qualidade. Para o seu preço de R$155, este mouse fica bem acima do padrão mínimo de qualidade que costumamos exigir, portanto vale muito a pena investir nele.

TESTES

Se você tem alguma dúvida a respeito de termos técnicos, recomendamos que leia nosso artigo sobre o que um bom mouse precisa ter clicando aqui.

MS Paint

Com o Microsoft Paint fazemos dois testes muito importantes, os de jitter e prediction que são, respectivamente, avaliações que verificam se o sensor do mouse sofre com alguma distorção (o que deixa as suas linhas "tremidas") e também se ele tem algum tipo de sistema que tenta simular linhas retas perfeitas, o que você certamente não quer em um jogo de precisão, pois os movimentos humanos não são perfeitos.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O MasterMouse S se sai muito bem nos testes de Jitter, melhor que até mesmo o Pro L, portanto, podemos ver o quão poderoso e promissor pode ser um PMW3330. Nem queira imaginar um sensor tão bom nas mãos de marcas como a Zowie.

Enotus Mouse Test

No Enotus realizamos mais dois testes, a frequência com que o mouse se comunica com o computador, o que nos dirá também o tempo de resposta dele com a máquina, e também a velocidade máxima que o sensor é capaz de captar. Bons resultados devem mostrar um Polling speed acima de 500Hz (2 milissegundos de atraso) e no mínimo a 2m/s em Max speed.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O PMW3330 do MasterMouse S também se sai muito bem no Enotus, ele tem resultados satisfatórios ao atingir pouco mais de 1ms de tempo de resposta e a marca de 5.83 m/s de velocidade máxima, o que é mais que o suficiente para qualquer jogador.

Mouse Tester

O Mouse Tester nos mostra resultados um pouco mais técnicos e muito importantes, a consistência do sensor e o teste de aceleração para sabermos se o mouse possui algum tipo de alteração em seu rastreio em relação à velocidade que o movemos.

Consistência

No teste de consistência vamos verificar se o sensor possui algum tipo de alteração em seu rastreio, portanto, as linhas são o trajeto percorrido pelo mouse em relação ao tempo e as bolinhas são os registros do mouse sobre sua posição, quanto mais próximas da linha, mais preciso é o sensor.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Como você pode ver nos testes, o rastreio do MasterMouse S possui algumas distorções, principalmente em momentos de frenagem e troca de direção do movimento. Este problema não chega a incomodar, mas ele certamente não deveria ocorrer.

Aceleração

A aceleração é um problema comum apenas em mouses de baixíssima qualidade, no entanto, é extremamente importante verificar se ele possui algum tipo de alteração em relação a velocidade que é movimentado, pois taxas altas podem atrapalhar seu desempenho em jogos que exigem precisão, como Counter Strike, por exemplo.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

O MasterMouse S possui uma pequena taxa de aceleração, não o suficiente para afetar a sua jogatina, mas ela está lá e não deveria existir.

O PMW3330 deste mouse tem seus pontos altos e baixos, respondendo muito bem em testes mais genéricos e apresentando pequenos problemas nos testes mais importantes, o que pode até ser algo chato, mas em nenhum dos casos chega a ser algo que pode prejudicar o usuário ou invalidar a sua compra.

DESEMPENHO

Por mais que eu não goste muito de mouses pequenos, devo admitir que adorei o MasterMouse S, pois, embora seja curto, a curvatura da sua traseira garante uma posição muito confortável para a minha mão, que tem um tamanho médio e pegada claw. Jogar com este mouse também foi bastante interessante, pois tive a experiencia de utilizar um dos mouses mais leves que já testei, o que me garantiu uma liberdade enorme em movimentos, principalmente no meu Cougar Speed, que é bastante liso.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato


Os pequenos problemas de distorção e aceleração não são perceptíveis, mas, como eu já disse em outros reviews, mouses feitos para jogos de FPS fazem a diferença nos detalhes, portanto, um mísero pixel a mais ou a menos pode ser o suficiente para custar um round em uma partida de um jogo como Counter Strike. Se você quer o máximo de desempenho em um mouse, é preciso investir em um produto mais caro, como uma DeathAdder Elite, que estará recebendo um review em breve em nosso site.

O Lift Off Distance do MasterMouse S ainda não fica abaixo de 1CD, o que eu pensei que seria mais fácil de atingir nativamente com um PMW3330, afinal, até o James Donkey 325RS que utiliza o mesmo sensor consegue esta marca. Espero ver outros mouses com este sensor melhor implementado, com uma consistência e lift off distance melhores do que encontrei com a Cooler Master, pois tenho certeza que ele é capaz de atingir um nível de qualidade ainda mais alto do que já vimos.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

VEREDITO

O Cooler Master MasterMouse S é um excelente mouse de entrada para qualquer tipo de jogador, desde o mais experiente até o mais novato, valorizando qualquer tipo de pegada que se adapte ao seu tamanho, principalmente por ser ambidestro. No fim das contas, ele é capaz de manter a mesma relação custo-benefício que o Xornet II oferecia, mesmo que ainda não utilize o máximo de seu sensor como o "Xornetão da massa" utilizava.

Por uma média de R$155 é bastante difícil encontrar outros mouses tão bons quanto esteSe você quer saber se o MasterMouse S vale o seu investimento, posso dizer com toda certeza que sim, afinal, por uma média de R$155 é bastante difícil encontrar outros mouses tão bons quanto este, principalmente quando falamos em qualidade de componentes, pois ele possui alguns dos melhores disponíveis no mercado em seu interior.

Review: CM MasterMouse S, um mouse bom e muito barato

Agradeço à Cooler Master e ao Danilo por terem confiado no meu trabalho enviando todos os produtos da marca que já testamos. Acredito que em breve veremos mais novidades dela por aqui, então, fiquem ligados, pois a Cooler Master sempre tem algo de interessante para trazer aos brasileiros.

Cooler Master MasterMouse S