O que muitos usuários esperavam que nunca acontecesse, pode estar próximo de ocorrer. O Facebook confirmou que está desenvolvendo um sistema que tem como propósito unificar as notificações da rede social ao Messenger e também Instagram, permitindo assim, que as atividades em uma plataforma possam ser sinalizadas aos usuários nas outras duas também. A novidade ainda estaria na fase de testes.

Notificações integradas entre Facebook, Instagram e Messenger
Com isso, o Facebook pretende aumentar o engajamento dos seus serviços. Juntamente com o alerta de que algo estivesse acontecendo em um dos aplicativos, apareceria um sistema de transição rápida entre eles, sem depender de navegadores de internet e ligando o usuário aos softwares instalados.

A mudança, ao que tudo indica, poderá não agradar a todos, não apenas por ser potencialmente invasivo, mas também pelas notificações, que poderão chegar em grande número.

A ideia é que para evitar uma avalanche de notificações, elas possam ser dispensadas em uma rede e assim, não irão aparecer em outra. A novidade ainda parece funcionar em forma pop-ups, que surge quando o usuário clica em um novo botão que irá surgir na interface dos três aplicativos.

O WhatsApp não irá entrar nessa união, já que a empresa deve ter percebido que os usuários estão habituados com o uso conjunto das plataformas, sendo que muitos publicam suas fotos no Facebook e também Instagram, por exemplo.

Ainda não há uma data prevista para que aconteça o lançamento da novidade, nem uma certeza de que ela realmente irá chegar aos usuários.