O Google Fotos vem sendo uma das ferramentas mais fantásticas já criadas pelo Google. Já descrevi aqui um artigo falando sobre 10 dicas para arrasar no Google Fotos . Agora a empresa trouxe 3 novidades para app, como compartilhamento de fotos, álbum de fotografia pronto para impressão e biblioteca de compartilhamento. As novidades foram apresentadas hoje, durante o Keynote no Google I/O 2017.

💡 Google I/O 2018: todas as novidades apresentadas

Google Fotos - Google I/O 2017
Para quem não conhece o app, ele além de salvar todas as suas fotos na nuvem e evitar que você perca em caso de quebrar seu celular ou alguém roubá-lo, faz diversas atividades que auxiliam seu trabalho em escolher fotos.

Ele foi lançado há dois anos, já conta com mais de 500 milhões de usuários que sobem em média 1,2 bilhão de fotos todos os dias.

Photo Album

Diferente do álbum normal de separação das fotos, o Photo Album fará a seleção automática das melhores fotografias entre uma lista que você escolher. Imagine que você viajou para a praia, lá fez 200 fotos. Destas, certamente algumas ficaram repetidas, algumas borradas, enfim. Ele vai filtrar as melhores e definir um álbum pronto para impressão. O custo desta feature é de US$ 9.99. Sim, o Google está cobrando por isto, o que causa espanto, afinal, eles quase nunca cobram por alguma coisa.

Suggested Sharing

Acontece com frequência de você fazer uma pose para tirar foto, e depois a outra pessoa pedir para tirar com o telefone dela, assim ambos terão a foto e não precisam ter o trabalho de passar uma para a outra. Com o suggested sharing, apenas uma tira a foto, e depois marca a outra pessoa, que automaticamente pelo Google Fotos vai receber as fotos que foram tiradas com ela.

Shared Libraries

Parecido com o Suggested, o Shared Libraries (bibliotecas compartilhadas, ou álbuns compartilhados), você pode escolher um filtro e compartilhar com as pessoas que desejar. Se ela for seu contato, aparecerá automaticamente o contato para compartilhar, caso não seja, você pode enviar um SMS ou email com um link. Mesmo essa pessoa não tendo o Google Fotos, ela poderá ver as imagens.

Google Photos - Compartilhamento de álbuns

O filtro funciona com todos os recursos do Google Fotos, seja por escolha de rostos, locais, data ou qualquer outra feature disponível. Tendo escolhido o filtro, basta compartilhar. No exemplo usado no Google I/O, Anil Sabharwal, responsável por apresentar as melhorias e VP do Google Fotos, mostrou que ele e sua esposa tinham um álbum compartilhado com fotos de suas filhas. Quando um dos dois tirava uma foto, ambos já recebiam as fotos. E exemplificou ao vivo, fez duas fotos, uma com o rosto das meninas e outra com a platéia, apenas a foto certa, das meninas, que foi enviada para o álbum.

Inteligência artificial

Além destas melhorias, o Google fotos vai contar com o Google Lens, isto significa que ao ativar o Lens, a inteligência artificial do Google vai trabalhar para identificar objetos na foto, e mostrar as informações para você. Como por exemplo, um edifício.

Todos os updates vão funcionar para dispositivos Android, iPhone e também na versão web.

Data de lançamento

A atualização ficou por ser lançada nas próximas semanas, portanto fique ligado nos updates da Google Play.