Aparelhos como smartphones e tablets costumam ser usados por todos integrantes da casa, incluindo crianças pequenas que ainda não frequentam a escola. Um estudo recente revelou que crianças que passam mais tempo com tais dispositivos acabam dormindo menos a noite. No entanto, as razões para isso ainda não são claras. Veja também: qual idade para uma criança ter um celular?

Conforme a pesquisa realizada pela Universidade de Londres, crianças de seis meses a onze meses que brincam com smartphones e tablets dormem menos que as que não brincam. Cada hora de uso do touchscreen resulta em uma diminuição de, em média, 15,6 minutos a menos de sono ao longo do dia, isso aumenta para 26,4 minutos a menos durante a noite.

O estudo ainda não identificou as reais causas, bem como as consequências.

"Não é uma quantia grande quando você está dormindo de 10 a 12 horas por dia, mas, no caso do desenvolvimento de crianças, cada minuto conta", explica o coautor do estudo Tim Smith.

Leia também: Crianças e internet: que cuidados devemos ter?

Os pesquisadores dizem que ainda é cedo para afirmar se a tecnologia nos primeiros anos de vida pode afetar o desenvolvimento das crianças. "As crianças analisadas durante o estudo usaram um touchscreen 25 minutos por dia, o que resultou em uma redução de 6 minutos, em média, do sono", afirma Smith.

"Esses resultados indicam que a popularidade e a acessibilidade de dispositivos de touchscreen levaram a altos níveis de uso por bebês e crianças pequenas, e isso está associado com a redução do sono", disse Smith em um comunicado. "Pesquisas futuras agora são necessárias para construir sobre esse estudo inicial, para tentar entender se o uso de touchscreens está causando os problemas de sono e que tipo de uso pode mitigar esses riscos." 

Alguns estudos anteriores dizem que os aparelhos touchscreen ajudam a acelerar o desenvolvimento motor das crianças, se comparado com as que não tiveram acesso ao aparelho.