No Brasil, ouvimos várias notícias sobre uso de celulares em presídios. Porém, uma surpresa vem de fora do país. Prisioneiros de uma instituição em Ohio, nos Estados Unidos, conseguiram montar um computador inteiro com acesso à internet. Para que a máquina não fosse descoberta, eles a esconderam no forro.

O episódio aconteceu na Marion Correctional Institution, onde existe um programa de descarte e reciclagem de componentes de computadores. Os detentos tinham como trabalho desmontar os computadores para que suas peças pudessem ser reaproveitadas. Porém, o que ninguém sabia era que eles estavam reaproveitando os componentes.

Essa era a distância que eles precisavam carregar as peças roubadas.

Os presidiários conseguiram pegar dois computadores que deveriam ser desmontados e instalaram HDs e placas de rede. Após, eles transportaram o computador por 300 metros, sem que fossem interceptados. Eles conseguiram, inclusive, passar pela segurança, pegar um elevador para o terceiro andar e ainda puseram os dois computadores no teto, revelou o relatório da investigação.

Para completar, os detentos conseguiram cabos de rede e energia para conectar os computadores. Com isso, eles conseguiram ter acesso à internet. Um dos presidiários envolvidos cometeu também outros crimes, como o roubo de informação pessoal, roubo de identidade e fraude fiscal.

O problema só foi constatado após a equipe de suporte perceber que uma das máquinas da rede estava excedendo o limite diário de uso de internet. Na verificação de registros, percebeu-se que o computador estava usando as credenciais de um funcionário mesmo nos dias em que ele não estava trabalhando. Deste modo, conseguiram chegar aos computadores roubados e também aos responsáveis pelo crime.

De acordo com o relatório, cinco detentos estavam envolvidos no roubo.