Embora o Google - responsável pela lojinha de aplicativos para Android - não libere a quantidade exata de downloads de um app, ele fornece "faixas". Tal app, por exemplo, pode estar entre 1 e 500 downloads, ou 100 mil e 1 milhão de downloads, etc.

A faixa mais cobiçada, atualmente, é a de entre 1 e 5 BILHÕES de downloads. Ou seja, o app já foi baixado por, pelo menos, cerca de 15% da população total do planeta Terra. Lembrando que a contagem é por aparelhos, o que significa que se você apagar o app e baixar novamente 50 vezes, apenas 1 download será contabilizado.

Claro que poucos são os que alcançaram tal marca até hoje, mais precisamente 20 deles. A competição fica ainda mais acirrada se levarmos em conta que estamos perto dos 3 bilhões de apps disponíveis para baixar na Google Play. A loja existe desde 2008, quando surgiu com o nome de Android Market.

Confira a partir de agora a lista de todos os bilionários da Google Play em ordem de obtenção da marca, do primeiro ao último.

1 - Google Play Services

Categoria: Ferramentas                                           Alcançou a marca em: 29 de janeiro de 2014

Os primeiros postos ficam com o Google, afinal, é a marca quem desenvolve o Android, o sistema operacional mais utilizado no mundo. Então, se você tem um aparelho com Android, você tem uma cópia do aplicativo no smartphone. 

O Services é um app que, provavelmente, você nunca viu ou acessou em seu smartphone. Isso porque ele é um serviço executado em segundo plano para facilitar a comunicação entre diversos aplicativos da marca Google. Foi introduzido em 2012 com o Google+, mas desde lá passou a colaborar com os mais diversos apps.

2 - Gmail

Categoria: Comunicação                                         Alcançou a marca em: 06 de maio de 2014

Outro nome do próprio Google e outro nome que não é nem um pouco inesperado, afinal, é o serviço de e-mail mais popular do mundo. De acordo com uma estimativa de 2014, 60% das empresas de médio porte dos EUA e 92% das startups utilizavam esta plataforma de mensagens eletrônicas.

3 - Google Maps

Categoria: Viagem e Localização                             Alcançou a marca em: 28 de maio de 2014

O aplicativo responsável pela falência da milionária indústria de GPS’s para carro (eu tive um). Mais de 1 bilhão de pessoas já traça suas rotas, roteiros, destinos, procura lojas, lê reviews de estabelecimentos, decide onde vai almoçar ou jantar, desvia do congestionamento e muito mais com esse aplicativo.

4 - YouTube

Categoria: Reprodutores e editores de vídeo              Alcançou a marca em: 14 de julho de 2014

A plataforma de vídeo mais utilizada no mundo foi criada por 3 integrantes da Máfia do PayPal e logo vendida para o Google. Seu app surgiu assim que a loja de aplicativos do Android nasceu e de lá para cá foram muuuitos downloads. 

Hoje, inclusive, os acessos do YouTube via app em dispositivos móveis já são maioria frente os acessos tradicionais via site através dos desktops.

5 - Facebook

Categoria: Social                                               Alcançou a marca em: 02 de setembro de 2014

O único aplicativo do top 5 que não pertence ao Google e dificilmente irá superá-los, já que, diferentemente dos 4 primeiros, não vem instalado por padrão nos aparelhos.

A rede de Mark Zuckerberg tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e, se considerarmos que muitos deles usam a versão móvel, ele deve ser o app mais utilizado no planeta.

Os números deste app não incluem os downloads do Facebook Lite.

6 - Google

Categoria Ferramentas                                        Alcançou a marca em: 08 de dezembro de 2014

A própria busca do Google em versão aplicativo. Por aqui passam milhões de "o que é ...", "diferença entre ... e ..." e "como fazer..." diariamente.

7 - Google+

Categoria: Social                                                    Alcançou a marca em: 06 de janeiro de 2015

Alguém usa o Google+ ? Só está na lista por causa de seus primos mais famoso e, claro, porque vem instalado de fábrica. Se tivesse um ranking de rejeição ele estaria colado com o Internet Explorer que tem apenas 1 função em um pc recém formatado: Baixar outro navegador.

8 - WhatsApp Messenger

Categoria: Comunicação                                        Alcançou a marca em: 04 de março de 2015

O Google até pode dominar o ramo das buscas e serviços na internet, mas ninguém bate o Facebook em aplicativos sociais.

O WhatsApp, que até hoje continua sendo o maior valor pago por um aplicativo (19 bilhões de dólares), é o mensageiro mais utilizado no mundo e também pertence a Zuckerberg.

9 - Síntese de voz Google

Categoria: Ferramentas                                              Alcançou a marca em: 27 de março de 2015

Também conhecido como Google Text-to-Speech este é mais um dos apps que talvez você não conheça nem de vista, mas pode ter certeza que ele está lá no seu aparelho cumprindo uma função primordial.

Ele é o responsável por fazer com que leituras de livros no Google Books e o "Ok Google" funcione corretamente (assim como qualquer outra função que utilize comandos de voz).

10 - Google Play Books

Categoria: Livros e referências                                    Alcançou a marca em: 02 de junho de 2015

E por falar no Google Books, ele foi o 10º aplicativo da loja a alcançar a marca dos mais de 1 bilhão de downloads.

Como dá para perceber pelo nome, ele é o serviço de leitura e armazenamento de ebooks do Google.

11 - Facebook Messenger

Categoria: Comunicação                                            Alcançou a marca em: 06 de junho de 2015

Plataforma de chat do Facebook que foi desmembrado e ganhou um app à parte. Deu tão certo que também passou da marca do 1 bilhão de downloads.

12 - Google Hangouts

Categoria: Comunicação                                             Alcançou a marca em: 14 de junho de 2015

Pouco mais de uma semana depois outro mensageiro conquistou o título de bilionário: O Hangouts, serviço do Google focado em videochamadas.

13 - Google Chrome

Categoria: Comunicação                                            Alcançou a marca em: 14 de junho de 2015

Mais um que não é surpresa estar na lista. Surpresa, aliás, é que tenha demorado tanto a bater esta marca. Sendo o navegador mais utilizado nos desktops, e com todos os recursos de sincronização de conta com o mobile, é inevitável que seja o mais utilizado nos sistemas móveis também.

14 - Google Play Games

Categoria: Entretenimento                                         Alcançou a marca em: 12 de agosto de 2015

Assim como o número 1 da lista seja um app que rode em segundo plano para melhorar a experiência de conectividade através das plataformas, este daqui é algo similar.

O Google Play Games é um serviço que fornece as ferramentas para a famosa jogatina online, além de salvamento na nuvem, placar de líderes e conquistas.

Ainda é uma ferramenta de desenvolvimento de games, assim, se você criar seu próprio jogo, pode usar o sistema prontinho do Google para o placar de líderes, por exemplo.

15 - Google Takback

Categoria: Acessibilidade                                       Alcançou a marca em: 12 de agosto de 2015

Legal que um app de acessibilidade esteja cumprindo seu papel e fazendo sucesso. Já são mais de 1 bilhão de downloads do aplicativo para pessoas com deficiência visual que precisam de um leitor de tela no seu smartphone. O app usa, além da fala, vibração e outros sinais sonoros para descrever o que ocorre na tela.

16 - Google Play Music

Categoria: Música                                                    Alcançou a marca em: 20 de agosto de 2015

Outro que só está na lista porque vem instalado de fábrica nos aparelhos. Se algum dia teve uma forte parcela do mercado de streaming de música, morreu tão logo o Spotify surgiu.

17 - Google Play Newsstand

Categoria: Notícias                                                    Alcançou a marca em: 20 de agosto de 2015

Agregador de notícias e revistas digitais do Google que fornece conteúdo pago e gratuito.

18 - Google Play Movies & TV

Categoria: Acessibilidade                                          Alcançou a marca em: 20 de agosto de 2015

Falar o quê né? Netflix tá aí e mandou dizer que números de download no app não é tudo.

19 - Google Drive

Categoria: Produtividade                                       Alcançou a marca em: 08 de outubro de 2015

Aplicativo para gerenciar seus arquivos, permissões e tudo mais que estiver armazenado no serviço de armazenamento na nuvem do Google.

20 - Instagram

Categoria: Social                                                      Alcançou a marca em: 22 de agosto de 2016

Para finalizar, mais um aplicativo social e do Facebook. Criado por um brasileiro, o Instagram foi vendido para Mark Zuckerberg por 1 bilhão de dólares. É a rede social de compartilhamento de fotos mais popular do mundo.

Desde 2016 que nenhum app quebra a barreira do 1 bi, embora alguns já estejam na categoria imediatamente anterior na lojinha do Google: Entre 500 milhões e 1 bilhão de downloads, como Snapchat, Twitter e Google Street View.

Você arrisca dizer qual será o próximo a quebrar a marca? E mais, será que algum destes acima podem passar para a próxima categoria (acima dos 5 bi). Conte para gente nos comentários.