Nesta terça-feira (04), a montadora Toyota anunciou o recall de 538,7 mil veículos no Brasil por uma possível falha no mecanismo deflagrador de airbags, que seria capaz de resultar no lançamento de estilhaços. O problema poderia ocasionar em danos materiais e físicos aos ocupantes.

De acordo com a companhia, o recall está direcionado para 223.518 unidades do Corolla, 138.346 unidades do modelo compacto Etios e 176.866 da picape Hilux e do utilitário SW4.

Os Corolla envolvidos no recall no Brasil foram produzidos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. Já o Etios envolve todos os modelos produzidos desde agosto de 2012 a dezembro de 2014. No caso da Hilux e do SW4, os modelos são os fabricados entre outubro de 2011 e dezembro de 2014.

"No decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor no Japão, na peça denominada ‘deflagrador’, que integra o sistema de airbag do motorista dos veículos em questão, constatou-se da degradação do componente, após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade", disse a montadora através de comunicado à imprensa.

No ano passado, a Toyota anunciou o recall de 5,8 milhões de veículos no Japão, China e Europa em razão de deflagradores de airbags que foram produzidos pela Takana Corp. Os deflagradores contam com um componente químico que é capaz de explodir após longa exposição ao calor. Cerca de 16 mortes estão associadas ao problema.