O game Pokémon Go, como bem sabemos, virou uma febre mundial. Jogadores de todos os locais do planeta estavam alucinados atrás dos bichanos pelas ruas. No entanto, o que parecia uma brincadeira sem fim, em apenas nove meses, o jogo acabou perdendo tanta popularidade. De acordo com um levantamento recente, a Niantic perdeu cerca de 80% dos seus jogadores.

Os números fazem parte de um relatório divulgado pela ComScore, uma das maiores empresas de análise de dados do mundo, e correspondem ao período que vai de julho até o mês de dezembro, ou seja, um período de cinco meses. De acordo com a análise, o jogo deixou o seu pico de 28,5 milhões de jogadores no seu lançamento para uma média de 5 milhões no ano passado.

Gráfico mostra queda no número de jogadores.

O gráfico que foi exposto no relatório mostra a evolução do desinteresse por parte dos usuários. Mesmo com uma queda de 80%, que pode ser considerada grande, não podemos considerar o Pokémon Go como um fenômeno passageiro, já que ter em média 5 milhões de logins diários ainda é um bom número.

Devemos levar em consideração ainda que, a análise da ComScore teve em sua análise apenas o período que compreende julho a dezembro, assim, não inclui os acessos que o game teve após a edição da segunda geração de monstrinhos, que ocorreu no início de 2017.