Quem frequenta o Facebook já deve ter se deparado, ou mesmo até feito, alguns dos testes do tipo "Qual Celebridade Você se parece?". O que poucos sabem é que, de acordo com especialistas de segurança da Kaspersky Lab, ao entrar na brincadeira, o internauta também acaba compartilhando informações pessoais com a empresa responsável pelo teste.

A empresa Vonvon, que é criadora de vários destes testes, solicita ao usuário que clique em "Conectar-se ao Facebook". Através disso, a empresa passa a receber todas as informações públicas do perfil do internauta, bem como a lista de amigos e e-mail.

A Kaspersky, através da pesquisa "Você é um especialista em cibernética?", verificou que 63% dos entrevistados afirma não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu dispositivo.

O grande problema é que alguns dos aplicativos são capazes de invadir a privacidade do usuário, e ainda instalar outros programas e até mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um aparelho de forma totalmente legal, já que o usuário clicou em "Aceito".

De acordo com a política de privacidade da Vonvon, os dados recolhidos em seus jogos e aplicativos são utilizados para promover os seus produtos. Além disso, a empresa explica que as informações recebidas poderão ser repassadas para outras empresas.

As dicas que a kaspersky deixa aos usuários para protegerem os dados são: Não aceitar todos os convites de jogos e aplicativos nas redes sociais; ler atentamente as condições de uso e verificar com frequências as configurações dos aplicativos na conta do Facebook, excluindo os que não são mais usados.