A Space X irá tentar novamente lançar o seu foguete Falcon 9 para enviar um satélite de comunicações para a órbita do operador de satélite EchoStar. O lançamento irá acontecer no Cabo Canaveral, na Flórida.

Chamado de EchoStar XXIII, ficará em uma órbita alta e será o responsável pelo fornecimento de serviços de transmissão de dados para o Brasil. O lançamento estava programado para o início da manhã de terça-feira, porém, acabou sendo adiada em razão dos fortes ventos. O novo lançamento está previsto para acontecer na manhã de quinta-feira em 1:35 AM ET.

Ao contrário de grande parte dos lançamentos da Space X nos últimos anos, a missão atual não terá uma aterrissagem de foguete após a decolagem. Isso tudo porque o EchoStar XXIII é um satélite bastante pesado que está seguindo para uma órbita de aproximadamente 22.000 milhas acima da superfície da Terra, o Falcon 9 irá precisar de muito combustível para o lançamento.

De acordo com um tuíte de Elon Musk, missões como EchoStar XXIII (com cargas pesadas) poderiam ser lançado através do Falcon Heavy, o futuro veículo que a Space X está desenvolvendo. Além disso, as missões também podem ser feitas através de uma versão atualizada do Falcon 9, chamado de Block 5, que de acordo com Musk, irá voar até o final deste ano.

Será o segundo lançamento no Launch Complex 39A, Centro Espacial Kennedy da NASA. Em 2014, a Space X assinou um aluguel com a NASA para poder ocupar a LC39A e acomodar os voos do Falcon 9 e do Falcon Heavy.

A Space X pretende ocupar a LC39A por algum tempo, já que a outra plataforma da empresa no Cape Launch Complex 40 ainda não está operável. Com a situação climática favorável, cerca de 90%, o Falcon 9 deverá ser mesmo lançado na nova data, de acordo com a base da Força Aérea Militar local.

Quem quiser acompanhar o lançamento, segue o vídeo da live: