Já faz algum tempo que o Facebook e também outras redes sociais servem de meio de pesquisa para diversos setores, como empregatício, aposentadorias especiais, e agora, pasmem, também a Receita Federal.

Então, fique atento, caso sua declaração de Imposto de Renda diz que não possui nada, mas suas fotos do Facebook mostram o contrário, a notícia não é nada boa. A Receita Federal confirma que está analisando perfis online dos cidadãos para detectar possíveis distorções entre o declarado e a realidade.

Os supercomputadores do governo são responsáveis por receberem as declarações, sendo que analisam as informações e cruzam com os dados disponíveis do contribuinte para entender se há algo errado.

Quando as máquinas registram alguma suspeita de fraude, o cidadão passa a ser alvo dos auditores. Sendo que eles poderão investigar mais a fundo a pessoa em questão. Um meio para isso seria justamente acessando os perfis online que possam demonstrar uma possível sonegação.

Apesar de poucas informações sobre o funcionamento do sistema, a Receita Federal afirma que mais de 2 mil pessoas foram pegas pela ostentação feita em redes sociais que não estava de acordo com a declaração do imposto de renda.

Um caso em particular acabou chamando a atenção da Receita Federal. Um rapaz declarou um patrimônio de 100 milhões de reais, porém, ao pesquisarem sobre a pessoa, os fiscais observaram em seu perfil online que o cidadão era muito mais simples do que o seu patrimônio indicava. Sendo assim, eles chegaram a conclusão que o homem estava sendo usado como laranja.