Um recurso bastante interessante do Android, que muitos usuários sequer conhecem, é o de utilizar o seu smartphone como um modem, o que também permite que você utilize a sua rede 3G ou 4G em um dispositivo com conexão wireless.

Neste tutorial você vai aprender como utilizar este recurso interessantíssimo, oferecendo a possibilidade de manter uma conexão wireless mesmo quando sua banda-larga cair ou você estiver em um lugar sem sinal de internet wi-fi.

Primeiramente, tenha certeza de que os dados móveis do seu smartphone estão ativados, você pode conferir isto checando o gerenciador do seu chip.

Acesse as configurações do seu smartphone. Um acesso rápido provavelmente estará no menu principal do aparelho.

A opção de transformar o seu smartphone em um modem provavelmente estará escondida, portanto, clique em "Mais" se ela não estiver visível.

Clique em "Compartilhar internet do celular".

Escolha a opção "Ponto de acesso Wi-Fi".

Nesta tela você pode simplesmente ligar o recurso na chave destacada (2), checando antes a sua senha padrão em "Configurar ponto de acesso Wi-Fi" (1), ou então pode simplesmente clicar sobre a opção e configurar qualquer aspecto da rede. Vamos mostrar o que é possível configurar no próximo passo.

Na tela de configuração da sua rede, você pode mudar o nome dela, a sua senha e outros aspectos não tão importantes.

Vale destacar que você pode limitar o número de usuários que poderão acessar a sua rede, um recurso bastante útil.

Depois de configurar tudo o que você quiser, não esqueça de ligar a chave de ativação do recurso.

No seu computador com um adaptador Wi-Fi, clique sobre o ícone de conexão de rede sem fio (1) e então solicite a conexão com o dispositivo que você configurou (2).

Pronto, agora você já está conectado na rede do seu smartphone, podendo utilizar o 4G ou o 3G dele.

Para finalizar, deixaremos mais uma dica: É possível bloquear aparelhos indesejados na sua rede, para isto, basta acessar as configurações dela no smartphone e clicar em "Bloquear" na ID do aparelho indesejado.

Se você tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário abaixo, vamos tentar te ajudar assim que possível. ;)