Um dos principais atrativos da Netflix é a possibilidade de assistir filmes, séries e documentários da onde quiser e a hora que quiser, por quanto tempo desejar. Neste período de programação não há uma única interrupção para comerciais. Para a alegria dos assinantes, a empresa de streaming já deixou claro que não pretende mudar a ausência de intervalos comerciais de sua programação.

Porém, ao fazer isso, a plataforma está deixando de lado uma fonte de arrecadação que poderia engordar e muito o seu caixa no final do ano. Conforme levantamento realizado pelo Extreamist, site especializado em análises voltadas a séries e serviços de streaming, a Netflix possui potencial para arrecadar cerca de US$ 2,29 bilhões por ano com publicidade e isto apenas nos Estados Unidos.

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A receita anual da Netflix está em torno de US$ 8,8 bilhões, então, caso houvesse a inserção de publicidade na plataforma, isto causaria um enorme impacto positivo na contabilidade. A conta realizada para se chegar a este valor foi a seguinte: a média de uso da Netflix por dia é de 90 minutos, tempo suficiente para 56 interrupções publicitárias de 30 segundos. Cada anúncio custa em torno de US$ 112 mil, logo, por dia, a Netflix poderia arrecadar quase US$ 6,3 milhões. Isto em um ano chegaria a US$ 2,29 bilhões.

Mesmo com valores tão expressivos, dificilmente a Netflix tomará uma atitude destas. Isto porque para chegar a tais cifras, a empresa precisaria incluir 7,75 minutos de publicidade a cada 30 minutos de programação assistida, o que dificilmente agradaria seus assinantes e poderia resultar em um abandono do serviço.

Inclusive, uma outra pesquisa do Extreamist revelou que 79% dos assinantes prefeririam pagar uma mensalidade mais alta a ter de encarar uma Netflix repleta de propagandas. Em 2016 a Netflix revelou que seus usuários economizam, por ano, 160 horas que seriam gastas com comerciais, o que equivale a mais de seis dias por ano.