A internet oferece várias possibilidades aos usuários, sendo possível realizar várias coisas, incluindo compras, pagamentos, entre outras, sem a necessidade de sair de casa. No entanto, ela também pode ser um grande risco aos menos avisados ou mesmo desatentos.

Não curte o BBB? Saiba como bloquear conteúdos do BBB 17 no Google Chrome! 

Por essa razão, dois navegadores passarão a avisar os usuários quando eles inserirem informações sensíveis em páginas que não contam com criptografia. Conforme o site ArsTechnica, o Chrome e o Firefox irão mostrar avisos sempre que o usuário inserir dados de cartão de crédito, por exemplo, em um site que não conta com o protocolo HTTPS.


Navegadores irão avisar internautas quando o site não é seguro para inserir dados sensíveis, como senhas.

Até então, já existia uma aviso mostrando que a página poderia não ser segura, porém, ele ficava somente na barra de endereços. Conforme os navegadores, a ideia é fazer com que os desenvolvedores deixem de usar o HTTP e optem por protocolos mais seguros.

Agora, o que irá diferenciar os navegadores é o modo em que as páginas inseguras serão identificadas. No Firefox, por exemplo, elas serão representadas por um cadeado vermelho, já no Chrome será inserida de forma explícita a expressão "não seguro".

Os navegadores devem ainda destacar quando o HTTP estiver sendo usado. Uma versão do Google irá exibir a mensagem "Não seguro" na própria barra de endereços em todas as páginas que utilizem o protocolo, com senhas ou não.