Em maio do ano passado, em seu evento para desenvolvedores(Google I/O), o Google apresentou uma novidade que viria para mexer com a experiência entre usuários e aplicativos. O Instant App é uma feature que permite ao usuário utilizar ferramentas de um app sem nem sequer tê-lo instalado em seu smartphone. O conceito básico quer evitar aquele processo de instalação do aplicativo realizado - em muitas oportunidades - apenas para teste de um novo app (algo que além de tempo, consome uma boa quantia de processamento e dados do celular). Outro caso corriqueiro ocorre quando o usuário não possui o app em seu aparelho, mas sempre que precisa, instala, usa e depois faz o processo de desinstalação.

Pois bem, em uma postagem em seu blog oficial para desenvolvedores Android, o Google deu indícios de estar começando a realizar os primeiros testes com o Instant App. A publicação pede que os desenvolvedores já comecem uma atentem para a realização de brainstorms para oferecer a melhor experiência aos usuários através do Instant App. Por enquanto apenas um grupo seleto de apps funcionará com o Instant App em caráter de testes. BuzzFeed e Periscope são alguns.

As melhores experiências de aplicações instantâneas estão focadas em ajudar o usuário a realizar uma tarefa rapidamente (assistir um vídeo ou fazer uma compra)".

A fim de auxiliar os desenvolvedores, o Google listou uma série de práticas a serem ajustadas para que os Dev sejam vem sucedidos quando implementarem o Instant App em seus aplicativos.

Ps: Esse rapaz não pisca não?

Bom, por enquanto o Google pretende apenas coletar dados quanto ao uso do Instant Apps e a gente vai ter de esperar um pouco mais para fazer uso da ferramenta. Mais informações sobre a feature e quem sabe as primeiras aplicações práticas ocorram no próximo Google I/O, que deve ocorrer novamente em maio.

Fonte: Developer.Android.com