Oficina da Net Logo

Google Instant Apps recebe primeiros testes

Um grupo limitado de desenvolvedores já está fazendo uso da ferramenta que permite ao usuário usar um aplicativo antes mesmo de fazer o download.

Por | @marciobohrer Tecnologia

Em maio do ano passado, em seu evento para desenvolvedores(Google I/O), o Google apresentou uma novidade que viria para mexer com a experiência entre usuários e aplicativos. O Instant App é uma feature que permite ao usuário utilizar ferramentas de um app sem nem sequer tê-lo instalado em seu smartphone. O conceito básico quer evitar aquele processo de instalação do aplicativo realizado - em muitas oportunidades - apenas para teste de um novo app (algo que além de tempo, consome uma boa quantia de processamento e dados do celular). Outro caso corriqueiro ocorre quando o usuário não possui o app em seu aparelho, mas sempre que precisa, instala, usa e depois faz o processo de desinstalação.

Google Instant Apps recebe primeiros testes

Leia também:

Pois bem, em uma postagem em seu blog oficial para desenvolvedores Android, o Google deu indícios de estar começando a realizar os primeiros testes com o Instant App. A publicação pede que os desenvolvedores já comecem uma atentem para a realização de brainstorms para oferecer a melhor experiência aos usuários através do Instant App. Por enquanto apenas um grupo seleto de apps funcionará com o Instant App em caráter de testes. BuzzFeed e Periscope são alguns.

As melhores experiências de aplicações instantâneas estão focadas em ajudar o usuário a realizar uma tarefa rapidamente (assistir um vídeo ou fazer uma compra)”.

A fim de auxiliar os desenvolvedores, o Google listou uma série de práticas a serem ajustadas para que os Dev sejam vem sucedidos quando implementarem o Instant App em seus aplicativos.

Ps: Esse rapaz não pisca não?

Bom, por enquanto o Google pretende apenas coletar dados quanto ao uso do Instant Apps e a gente vai ter de esperar um pouco mais para fazer uso da ferramenta. Mais informações sobre a feature e quem sabe as primeiras aplicações práticas ocorram no próximo Google I/O, que deve ocorrer novamente em maio.

Fonte: Developer.Android.com

COMPARTILHE
Comentários
Carregar comentários