Google hackeado? entenda o que aconteceu

O ataque fez com que o "Google ficasse inacessível", por alguns minutos, além do Google Maps e ainda o Google Translate.

Por Segurança digital Pular para comentários
Google hackeado? entenda o que aconteceu

Na tarde desta terça-feira (03), a página inicial do Google "foi hackeada". De acordo com várias imagens que circularam pela web, o autor do ataque se identifica como Kuroi?Sh. Por enquanto, nenhum grupo assumiu o ataque, sendo que desta vez, a invasão pode ter acontecido apenas "por diversão".

No lugar do buscador do Google, uma imagem de um mangá japonês com uma música ao fundo e uma mensagem um tanto quanto macabra: "É um ótimo momento para morrer", escrito em inglês.

Imagem ccom um mangá surgiu na página do buscador do Google, junatamente com frase misteriosa. Ataque pode ter sido apenas uma brincadeira.
Imagem com um mangá surgiu na página do buscador do Google, juntamente com frase misteriosa. Ataque pode ter sido apenas uma brincadeira.

O ataque hacker fez com que a página do Google ficasse fora do ar por alguns minutos, o Google Maps e ainda o Google Translate. Os demais serviços continuaram funcionamento normalmente. Ao que tudo indica o ataque se deu a um servidor de DNS (entenda o que é DNS), através de SQL Injection, que fez com que o servidor de DNS alterasse o caminho do Google para uma página qualquer, no caso, a página onde estava o mangá. Este processo você mesmo pode fazer usando o arquivo HOSTS do seu PC.

A Google informou que não sofreu nenhum ataque. Você pode evitar que futuros casos como estes aconteçam, mudando o seu DNS para o DNS público e grátis do Google, aqui ensinamos como fazer. Mas diversas pessoas viram e comentaram a mensagem. Felizmente, foi uma ação não criminosa e não causou danos.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias