Como alterar para DNS do google e IPv6

Nesse artigo vamos ensinar como usufruir do DNS da gigante Google, junto com a versão mais atual do protocolo IP, o IPv6.

Por | @oficinadanet Hardware

Google Public DNS é um serviço gratuito oferecido pela Google com o intuito de tornar a internet mais rápida.  Ao usar o Google Public DNS , você está mudando o seu DNS operador central de seu provedor de Internet para o Google Public DNS .

O IPv6 é a tecnologia mais atual de protocolo IP. Você já deve saber que usamos o IPv4 e que em pouco tempo ficará defasado pois o principal motivo para a implantação do IPv6 na internet é a necessidade de mais endereços, porque os endereços livres IPv4 estão se acabando. Para entender as razões desse esgotamento, é importante considerar que a Internet não foi projetada para uso comercial. No início da década de 1980, ela poderia ser considerada uma rede predominantemente acadêmica, com poucas centenas de computadores interligados.

Veja também: Como alterar o DNS no android?

Reunindo a intenção da Google de tornar a internet mais rápida com o IPv6 temos o futuro da internet, com uma imensidão de indereços IP a disposição de todos e todo o tipo de aparelho que venha a conectar-se, e uma internet mais rápida. O IPv6 já vem habilitado por padrão nos sistemas operacionais modernos. Se você têm uma versão atualizada de Windows, Linux, MacOS ou BSD, o IPv6 estará ativado.

Windows

no Painel de Controle. Clique a Central de Rede e Internet, em seguida, rede e e clique em Alterar configurações do adaptador.
Selecione a conexão para o qual você deseja configurar o Google Public DNS. Por exemplo:

Como alterar para DNS do google e IPv6

Leia também:

Antes de alterar as configurações de DNS para usar o Google Public DNS, certifique-se de anotar os endereços de servidor atuais ou as configurações em um pedaço de papel. É muito importante que você mantenha esses números para fins de backup, no caso de você precisar reverter para eles a qualquer momento.

Você vai selecionar a rede em uso que deseja fazer a alteração, no exemplo é uma conexão de rede sem fio, feito isso vá em propriedades (botão direito, propriedades) e em amarelo como está exemplificado o protocolo IPv6, se ele não estiver ativado basta ativá-lo.

Tirando proveito do caminho em que estamos, clique para abrir as propriedades de protocolo do Ipv6. Você vai se deparar com essa janela, mas não com aqueles numeros:

Como alterar para DNS do google e IPv6

Esses numeros são os endereços do Google Public DNS IPv6:

  • 2001:4860:4860::8888
  • 2001:4860:4860::8844

Copie e cole nos campo Servidor DNS.

O foco não é esse, mas caso queira mudar o DNS do IPv4 para o Google Public DNS os endereços são os seguintes:

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4

Ficando assim:

Como alterar para DNS do google e IPv6

Leia também:

Repita o procedimento para as conexões de rede adicionais que você deseja alterar.

Nota: Não vamos mostrar o procedimento com todos os sistemas Windows, primeiramente é necessário que apenas usuários que são proficientes com a configuração de configurações do sistema operacional façam essas alterações, e certamente ao entender as configurações demonstradas acima não encontrará dificuldade em fazê-lo em qualquer outro sistema da família Windows.

Linux

Na maioria das distribuições Linux modernas , as configurações de DNS são configurados por meio do Gerenciador de Rede. Alterar as configurações de DNS no Ubuntu como exemplo :

No menu Sistema, clique em Preferências, clique em Conexões de rede. Selecione a conexão para o qual você deseja configurar o Google Public DNS.
Para alterar as configurações para uma conexão Ethernet, selecione a guia Wired, em seguida, selecione sua interface de rede na lista. Normalmente é chamado eth0.

Para alterar as configurações para uma conexão sem fio, selecione a guia sem fio , em seguida, selecione a rede sem fio apropriada. Clique em Editar e, na janela que aparece , selecione a aba Configurações IPv4 ou Definições IPv6. Se o método escolhido é automático ( DHCP), abra o menu suspenso e selecione Automático (DHCP). No campo servidores DNS, digite os endereços IP de DNS público do Google:

  • 2001:4860:4860::8888
  • 2001:4860:4860::8844

Clique em Aplicar para salvar a alteração.

Mac OS X

Configurações de DNS estão especificados na janela Rede. Alterar as configurações de DNS no Mac OS 10.5 como exemplo:

No menu Apple, clique em Preferências do Sistema, clique em Rede. Se o ícone do cadeado no canto inferior esquerdo da janela estiver bloqueado, clique no ícone para fazer alterações e, quando solicitado para autenticar, digite sua senha. Selecione a conexão para o qual você deseja configurar o Google Public DNS. Por exemplo: Para alterar as configurações para uma conexão Ethernet, selecione Ethernet integrada no e clique em Avançado. Para alterar as configurações para uma conexão sem fio, selecione AirPort e clique em Avançado. Selecione a guia DNS. Clique em + para substituir todos os endereços listados com ou adicionar, os endereços IP do Google no topo da lista:

  • 2001:4860:4860::8888
  • 2001:4860:4860::8844

Clique em Aplicar e OK.

O Roteador

Cada roteador usa uma interface de usuário diferente para configurar as definições do servidor de DNS, o que oferecemos  é generico, novamente não faça alterações das quais não tem um conhecimento na área, e é importante anotar os dados antes das mudanças para ter um bakup caso algo de errado.

No seu navegador, digite o endereço IP para acessar o console de administração do roteador. Quando solicitado insira o logon e senha encontre a tela em que as configurações do servidor DNS são especificados.

Se houver endereços IP especificados nos campos dos servidores DNS primário e Seconday, anote-as para referência futura. Substitua os endereços com os endereços IP do Google :

  • 2001:4860:4860::8888
  • 2001:4860:4860::8844

Salvar e sair.

Uma vez que o IPv6 esteja ativo, caso seu provedor de acesso Internet da suporte IPv6, a configuração do seu computador provavelmente se dará de forma automática. Consulte seu provedor e pergunte se ele já tem IPv6. Se não tiver, pergunte quando terá.

Se você quiser testar o novo protocolo, sua melhor alternativa é usar um serviço gratuito de túneis, chamado de Tunnel Broker, para obter conectividade.

Os dispositivos móveis ou outros

Vá para a tela em que as configurações de Wi-Fi são especificados. Encontre a tela em que as configurações do servidor DNS são especificados. Se houver endereços IP especificados nos campos dos servidores DNS primário e Seconday , anote-as para referência futura. Substitua os endereços com os endereços IP do Google :

  • 2001:4860:4860::8844

Salvar e sair.

Com tudo pronto o que resta a fazer é testar se está funcionando, se não houve nenhum problema na rede e aparentemente está tudo funcionando bem siga para o link, é um site próprio da Google para testar a sua conectividade junto com o IPv6.

Mais sobre: internet redes DNS
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar