A empresa NetMarketShare apresentou os dados de mercado dos navegadores de 2016, com base em computadores como dispositivo. Onde os gráficos mostram o avanço gigantesco que o Google Chrome teve diante de seus rivais durante o ano.

Finalizando o ano com 56,43% de todos os dispositivos o Google Chrome tem mais da metade do mercado, isto significa que se somar todos os concorrentes, eles não chegam ao patamar do Chrome. Na lista foram comparados, Chrome, Edge, Firefox, Internet Explorer, Safari e outros.

Nos testamos: Qual o melhor navegador?

Em janeiro de 2016 o Internet Explorer detinha ainda o maior mercado com 43,82%, contra 35,05% do Chrome, seguidos por Firefox com 11,42%, Safari com 4,64%, Edge com 3,07% e outros somando 2%. Em março foi o mês que os dois primeiros empataram, desde então o Internet Explorer, morto pela Microsoft, despencou dando lugar ao Chrome. Os outros navegadores mantiveram na média geral o mesmo número durante os meses.

Windows 10 matou o IE. Podemos ver que a ascensão do novo sistema operacional da Microsoft fez com que o seu primeiro navegador despencasse nos números do mercado. Como nas versões antigas do Windows o Internet Explorer era o navegador padrão ele costumava ser bem utilizado, principalmente por usuários com menos experiência. A curva deveria acontecer com o Microsoft Edge, que se tornou o sucessor do IE, o que na prática não aconteceu.

O Google também tem uma jogada bem esperta, quando alguém navega no buscador por outro browser, ele sugere que você baixe o Google Chrome, certamente este botão faz uma grande diferença.

Mas sem mais delongas, deixo-lhes o gráfico de mercado dos navegadores em 2016:

E para você, qual o melhor navegador? Comente abaixo.