Recentemente, a empresa subsidiária dos correios franceses DPgroup anunciou que irá iniciar as entregas através de drones. A empresa já recebeu autorização da agência reguladora de aviação francesa para operar uma rota fixa de cerca de quinze quilômetros. Os drones voarão semanalmente para realizar as entregas.

O drone irá voar entre as cidades de Saint-Maximin-La-Sainte e Pourrières, na região de Provence no sul da França. Inicialmente, ele ficará responsável pela entrega de correspondências apenas para clientes não-residenciais, que inclui uma dúzia de empresa de tecnologia que estão sediadas na região.

De acordo com o DPD, o projeto é resultado de dois anos de trabalho em parceria com a empresa francesa de drones Atechsys. Em setembro do ano passado foi realizado mais de 600 horas de voos-teste. O drone conseguiu transportar uma carga de 1,5 Kg por uma rota de 14 quilômetros.

O drone carteiro pode voar até 20 quilômetros de distância transportando até dois quilos de carga. O equipamento conta com chassi de fibra de carbono e seis rotores que o deixam com capacidade de voo de até 30 quilômetros por hora.

Além disso, o drone possui equipamentos de conectividade e rastreamento que lhe permitem a transmissão de vídeo ao vivo enquanto está trabalhando. Caso ocorra algum problema, o drone possui um sistema de para-quedas automático que é acionado automaticamente quando começa a cair.

Apesar do início do programa, ainda há um longo caminho pela frente na regularização de drones para entregas. Outras empresas, em diferentes países, estão lutando para que todos os obstáculos sejam superados.