A Agência de projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) quer a colaboração de jogadores de videogame do mundo todo para aperfeiçoar os seus drones de guerra. A Agência está desenvolvendo um jogo competitivo que deve exibir novas táticas de os seus veículos não tripulados.

A intenção dos militares americanos através do projeto OFFSET é criar novas técnicas que possam controlar "enxames" com "centenas de plataformas não-tripuladas" em tempo real, o que é bastante relevante nos campos de batalha urbanos. Isso também é um grande desafio, já que os prédios altos e ruas estreitas dificultam a comunicação e também tática.


Jogadores do mundo todo poderão ajudar no aperfeiçoamento de drones de guerra. No próximo ano a agência irá fornecer mais detalhes sobre o game.

"Os jogadores poderão usar a interface para explorar rapidamente, evoluir e avaliar táticas de ‘enxame’ para ver quais delas funcionarão melhor em várias plataformas não-tripuladas no mundo real. Usuários podem enviar suas táticas e acompanhar seu desempenho em rodadas de teste por meio de um placar enquanto interagem dinamicamente com outros usuários", anuncia o comunicado disparado pela DARPA.

Sobre o jogo, a agência deu poucos detalhes, porém importantes. Conforme ela, "um ambiente conectado em tempo real que suporta um jogo de táticas de enxame baseado em física".

A partir de 2017 a DARPA pretende dar mais detalhes sobre o programa OFFSET.