A empresa de transporte urbano por aplicativo 99 está avaliando a possibilidade de iniciar a entrega de encomendas através de drones na cidade de São Paulo.

A companhia foi fundada em 2012 e permite que usuários encontrem taxis com maior facilidade. Recentemente, com a concorrência de outras companhias, como o Uber e Cabity, a empresa passou a considerar outras formas de geração de receita.

"Tiramos o ‘taxi’ do nosso nome para completarmos outras formas de transporte e não apenas taxi", disse Renato Freitas, co-fundador da 99 e diretor de desenvolvimento de sistemas da companhia. "Nessa linha, temos muitos projetos aqui... o de drones é embrionário, mas é um dos projetos que temos bastante carinho e que estamos trabalhando bastante sobre ele", revelou.

Vale notar que esta não é a primeira vez que uma empresa pretende entregar pizzas usando drones. Em 2014, uma pizzaria de Santo André (SP) ofereceu uma ação promocional em que utilizou um drone para entregar uma pizza em um edifício da cidade.

No entanto, a iniciativa fez com que a Anac emitisse uma nota de alerta à agência de propaganda Websnap, por pilotar o aparelho sem qualquer autorização, explicou Rodrigo Caminitti, diretor de planejamento da agência.

"Continuamos recebendo muitas propostas de campanhas via drone, mas a gente não pretende mais fazer isso. Depois da pizza, fica fácil ser o primeiro a entregar outras coisas", afirmou.

Freitas explica que na 99 o projeto de entrega de pizzas através de drones começou a ser discutido há cerca de quatro meses. Uma equipe de 15 pessoas tem testado quatro drones dentro do escritório para avaliar uma melhor forma de entrega.

"Tem boas chances de rodar (o projeto de drones). Há uma chance de 50 por cento de estar rodando em dois anos", disse o executivo. "Entrega de pizza é uma aplicação bem óbvia. Mas servirá para entregar coisas que hoje vão por motoboys e vans, como documentos", acrescentou.

"Nos próximos anos, vai ser comum ver drones passando sobre as cabeças das pessoas, fazendo entregas que hoje são feitas por motoboys", finalizou Freitas.