Nas grandes cidades o alto número de carros é uma constante nas estradas, em alguns pontos, inclusive, o engarrafamento é inevitável. Para driblar tal situação, a Airbus possui grandes planos. Através de comunicado em seu site, a fabricante de aeronaves revelou que está desenvolvendo carros autônomos voadores que poderão funcionar como o Uber futuramente.


Transporte deverá estar disponível em menos de 10 anos.

Chamado de Vahana, o projeto está sendo desenvolvido pelo A3, o grupo de inovação da empresa, desde fevereiro desse ano. A intenção é que o serviço tenha o mesmo funcionamento do aplicativo de caronas.

O primeiro protótipo deverá ser testado ainda em 2017 e o produto final deverá ser lançado em menos de 10 anos. De acordo com o engenheiro executivo do projeto Lyasoff, o maior desafio é a barreira sensorial, para que um veículo não se choque com prédios e também pessoas.

"Muitas das tecnologias necessárias, como baterias, motores e aviônicos estão quase prontas", disse o engenheiro.

A Airbus possui ainda outro desafio: enfrentar a restrição legal de veículos autônomos em áreas urbanas. Até então, nenhum país permite que drones sobrevoem cidades sem pilotos remotos.

A Airbus disse que a solução para isso é a construção de tubos que servirão de rotas aéreas. O primeiro local que irá receber as estradas será o campus da Universidade Nacional de Cingapura.

Vale notar que a Airbus não é a primeira empresa que possui planos de construção de carros voadores. A chinesa Ehang 184 e a alemã e-Volo já possuem drones que podem transportar um passageiro por vez.